Porque não pode falar TIM TIM no Japão?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Acredite se quiser, mas o termo “tim tim” em japonês se refere ao órgão sexual masculino. Por esta razão é uma tremenda gafe fazer um brinde usando esta expressão, ainda mais se estiver acompanhado de amigos japoneses.

Já em Bangladesh e no Irã, o gesto é altamente ofensivo e tem o mesmo significado de "mostrar o dedo do meio" para nós. No Japão, esse gesto informal significa "namorado", e o seu uso não é recomendado para homens.

As tatuagens no Japão sempre tiveram uma péssima visão moral. Isso porque, para muitos, ela representa uma vinculação com a Yakuza, a sanguinária máfia japonesa. Por conta disso, quem possui tatuagens não pode entrar em muitos espaços no país.

Conhecidas como “ onsen ”, as centenas de fontes termais localizadas ao longo do país são proibidas para pessoas tatuadas. A explicação é histórica: a tatuagem, para os japoneses, simboliza uma ligação com o crime, em especial com a Yakusa, a máfia local nipônica.

Você pode beber álcool em locais públicos no Japão
Um dos comentários mais frequentes sobre as diferenças entre o Japão e outros países é que é permitido beber álcool nas ruas. É comum ver assalariados bebendo na estação de trem. O mesmo não acontece em outros países onde o consumo álcool nas ruas é proibido.

Sashimi

Sashimi, guioza, missô, wasabi... alguns pratos e ingredientes tipicamente japoneses são bem populares no Brasil.

Foi então que, justamente depois da “Rebelião de Shimabara” (uma rebelião iniciada no Japão por camponeses cristãos durante esse período), o isolamento do Japão se intensificou. Em síntese, o país se tornou tão fechado que até um japonês que fosse pra fora do Japão já não podia voltar mais.

No Japão, o aplicativo mais popular para interações é o Line. Sua história não é nada convencional. A plataforma foi criada em 2011, após o terremoto seguido de tsunami que causou estragos no país.

Já os cuidados que deve ter com o WhatsApp no exterior é não mudar o número ao inserir o chip internacional. Outra dica importante é: coloque senha no seu celular, mantenha-o sempre no bolso da frente e tenha atenção aos seus pertences pessoais, mesmo que seja um país de primeiro mundo.

Em primeiro lugar, como você realmente diz ''olá'' e ''oi'' em japonês? Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.

O mito no Japão
A linha que conecta as almas seria amarrada no dedo mindinho ao invés de nos tornozelos, e ganha o nome:Unmei no akai ito , que significa :Corda vermelha do destino. A história também fala sobre um fio invisível que conecta duas pessoas que estão destinadas a viver juntas para sempre!

"Curvar-se cerca de 30 graus (keirei) é comum para demonstrar respeito a alguém mais velho ou com cargo superior ao seu. Já a forma mais respeitosa é a reverência de 45 a 70 graus (saikeirei), que demonstra profundo respeito ou arrependimento".

Yakuza é uma famosa e tradicional máfia japonesa, conhecida internacionalmente por seus crimes violentos e por seu rigoroso código de postura e honra. A palavra Yakuza (Ya-Ku-Za) representa a sequência numérica 8-9-3, considerada o pior tipo de mão em um jogo de baralho típico japonês.

O que é uma tatuagem yakuza? A tatuagem da Yakuza também é chamada de irezumi. Ela cobre todo o corpo e inclui um monte de sentidos e simbolismo escondidos em cada elemento. Os membros da Yakuza são tatuados pelo artista horishi, que cria desenhos e tintas à mão.

A Yakuza tenta ajudar pessoas, e [a tatuagem] é tradicionalmente sobre isso. As tatuagens são para mostrar que eles têm a força para ajudar os fracos.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

Não há uma lei específica, mas uma regra não escrita que condena as tatuagens aparentes. O que curioso porque o Japão tem um traço cultural muito forte nas tatuagens de corpo inteiro, chamadas de irezumi. Muitas delas trazem motivos de guerra, sangue, animais, florestas e mulheres.