Porque não pode falar o nome de Deus em vão?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

3. Não tomarás em vão o nome do Senhor. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Este mandamento chama a atenção para o respeito a Deus e às coisas sagradas.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus.

34 Eu vos digo, porém, que de maneira nenhuma ajureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 Nem pela terra, porque é o aescabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

Injuriar, ofender, macular.

Tornar imundo ou contaminado algo santo, tratando-o com desrespeito ou irreverência.

Ato ou efeito de profanar o corpo humano sem vida. Ato de vandalismo, irreverência ou desconsideração com o cadáver.

Sem apoio, em falso; baldadamente, inutilmente.

Coisa fútil; que não tem finalidade;o ato de não obter resultados positivos.

expressão Em vão. Inutilmente; de maneira inútil, sem propósito: seu esforço foi em vão. Etimologia (origem da palavra vão).

O amor aos inimigos: o mandamento mais difícil.

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Por fim, a explicação acima em torno da passagem de Mateus se aplica igualmente bem a Lc 12,10: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito santo não será perdoado.”.

O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.

Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. A Lei é a síntese dos mandamentos de Deus.

Perjúrio é um juramento falso ou violação do juramento feito. Está relacionado com a ação ou efeito de perjurar. No âmbito jurídico, o perjúrio é qualificado como um crime por mentir perante um juiz em tribunal, quando a testemunha está em compromisso de dizer a verdade.