Porque não pode falar Dia do Índio?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Pela primeira vez, o Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas. Antes, 19 abril marcava o "Dia do Índio", expressão inadequada, que reforça estigmas e invalidam a pluralidade das etnias. Até a Constituição Federal de 1988, integrantes desses povos eram invisibilizados e sequer podiam mover uma ação judicial.

É muito comum ouvirmos alguém utilizar a palavra “índio” para se referir a uma pessoa dos povos originários. Porém, há alguns anos, esse termo se tornou pejorativo e a comunidade passou a questionar o uso, visto que o termo foi criado pelos colonizadores, reduzindo assim a pluralidade de muitas etnias.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Geralmente quando as pessoas usam “fantasia de índio” para brincar o carnaval, elas deturpam nossas imagens e reproduzem estereótipos que nós tentamos descontruir há séculos (como os termos já citados acima), além de usaram um português errado para “imitar” um indígena como falar “mim ser índio mau”, “mim ser índia ...

A data surgiu na década de 1940 durante o governo Estado Novo de Getúlio Vargas. No dia 19 de abril de 1940, um evento ocorrido no Pátzcuaro, no México, reuniu autoridades de quase todas as nações americanas, com intuito de realizar diversas recomendações de dar mais atenção ao povo indígena.

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. A história humana está marcada por eventos de encontros e confrontos entre grupos com diferentes etnias e culturas.

Getúlio Vargas

Resumo sobre o Dia dos Povos Indígenas
Foi criado por conta da pressão de Marechal Rondon sobre o governo de Getúlio Vargas. Originalmente era chamado de Dia do Índio, mas o nome foi alterado por meio de uma lei de 2022.

Daniel Munduruku: “Eu não sou índio, não existem índios no Brasil”

1 indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem.

Redação troca 'índio' por 'indígena'; uma palavra muda tudo, diz linguista - 16/08/2022 - UOL ECOA.

Como mencionado, o Dia dos Povos Indígenas é uma importante data comemorativa porque nos permite celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários, além de ser um momento para reflexão para que melhorias aconteçam nos direitos desses povos e para que o preconceito contra eles seja combatido.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.

Maior tribo indígena do Brasil: a Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima, com cerca de 9,6 milhões de hectares, é considerada a maior tribo indígena do Brasil em termos de área espacial.

Como os índios tinham sido obrigados a cortar o cabelo para irem combater, perderam parte da sua capacidade sensorial. Os chefes indígenas explicaram que o cabelo longo é um prolongamento do sistema nervoso, o que faz com que as pessoas possam “sentir” melhor a presença de estranhos.

É permitido somente aos indígenas, pela sua cultura, o uso de artefatos com fragmentos de animais, apesar de em grande parte das aldeias o material ser produzido com penas de galos, galinhas, pavões, patos domésticos e ossos de bovinos, com coloração artificial.

2. A fantasia de “índio” reforça estereótipos racistas. Além de reforçar estereótipos racistas também reforça esteriótipos coloniais, pois generaliza e caricaturiza os povos indígenas em uma esfera “selvagem, folclórica e não pertencente à sociedade”.

Índio é uma palavra vazia de significado, indígena é uma palavra cheia de significado.

O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402/22, promulgada na sexta-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro.