Porque não pode dormir olhando para porta?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Dormir de porta fechada é mais seguro, segundo um estudo do Fire Safety Research Institute, citado pela Notícias ao Minuto. Trata-se de uma questão de segurança pública, avança o mesmo estudo, em caso de incêndio. A verdade é que dormir de porta fechada evita a propagação do monóxido de carbono.

Materiais de trabalho ou exercício. É muito bom ter uma bicicleta ergométrica ou uma esteira em casa, mas ela nunca deve ficar no seu quarto. Elas funcionam como uma distração, dissipam o pensamento e canalizam as energias em objetivos que não são feitos para o relaxamento e o descanso.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Geralmente, as pessoas que dormem nessa posição estão tentando se proteger de algo. Essa posição clama por proteção e carinho. Cruzar os braços sobre o corpo durante o sono significa que a pessoa está na defensiva, tentando se proteger de alguma coisa.

Cobertores nos ajudam a adormecer. Cobertores criam um microclima: uma barreira em que a temperatura não muda muito. Isso aquece nossa pele, e os fatores circundantes que esfriam nosso corpo não nos afetam tanto. Assim, adormecemos mais rapidamente e temos um sono melhor e menos perturbado.

“Não se deve ter medo de janelas abertas, pois não se apanha resfriado especialmente na questão da temperatura, mas na presença de microrganismos como vírus ou bactérias, presentes no ambiente. Assim como, um choque térmico por diferenças bruscas de temperatura”, explica.

Ora, a cada dia, ou seja, a cada 24 horas, o organismo (em repouso) vai consumir 15 X 24 = 360 litros de oxigênio. Ao final de 3 dias serão 1.080 litros. O quarto, que continua fechado e sem renovação de ar, terá 5.651 – 1.080 = 4.571 litros de oxigênio que corresponde a uma densidade de 16,93%.

Muitas vezes optamos por usar as cortinas no lugar de portas. Cortinas são versáteis e nos dão a possibilidade de criar pontos de cor no ambiente ou de neutralizar espaços muito frios. Uma cortina pode ser bem mais barata que uma porta. Mas o valor final depende do tecido, do tamanho e do tipo de suporte que vai usar.

Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar. E se as plantas estão competindo com você pelo o oxigênio do quarto, portanto seria lógico e saudável não mantê-las em seu quarto durante a noite.

  1. Caladium bicolor. 4 plantas tóxicas para evitar ter no seu quarto (Foto: Getty Images) Salvar. ...
  2. Lírio-do-vale. Salvar. Com sua beleza ornamental, a lírio-do-vale é uma planta muito utilizada em buquês e arranjos. ...
  3. Comigo-ninguém-pode. Salvar. ...
  4. Poinsétia. Salvar.

SIM! Ter plantas no quarto pode trazer muitos benefícios para a saúde, além de deixar tudo mais bonito. As plantas purificam as impurezas do ar, eliminando possíveis toxinas que possam existir por conta da poluição da cidade, móveis etc.

É dormir deitado de barriga para baixo, com os braços à volta da almofada e com a cabeça virada para um lado. São pessoas alegres e engraçadas, mas não apreciam críticas nem situações menos confortáveis.

O motivo é o seguinte: esta posição demonstrou reduzir a incidência da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), uma das principais causas de morte de bebês com até 1 ano.

Quem sofre com dores na lombar pode sentir incômodo dormindo de barriga para cima. Outra desvantagem de dormir nessa posição é que ela pode provocar roncos e apneia do sono. As mulheres grávidas devem evitar dormir de barriga para cima porque a posição está relacionada a problemas de dessaturação de oxigênio.