Porque não pode dormir de brinco?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A maioria das joias são feitas a partir de metais para que sua durabilidade aumente consideravelmente. Mas se por um lado isso faz com que os acessórios fiquem mais resistentes, eles também são mais perigosos para as roupas de cama.

Outro momento em que é aconselhável não usar sua jóia é ao dormir ou trocar de roupa. Isso porque o seu colar pode ficar preso nas roupas, lençóis ou cobertores e entortar ou mesmo quebrar!

Não mexa no brinco até a cicatrização completa, que se dá em cerca de 30 dias. Não retire, troque ou toque no brinco até lá. Evite dormir de lado para que as orelhas não entrem em contato com o travesseiro. Essa simples pressão pode levar a uma infecção.

A dica para evitar que a orelha rasgue é não usar brincos pesados todos os dias e sempre observar o furo da orelha.

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

Pode tirar o brinco antes de cicatrizar? Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

Sabemos que o local fica dolorido nos primeiros dias, e é importante que evite atrito no furo nos primeiros 60 dias. Por isso, tente dormir do lado oposto da perfuração. Lembrando que cada pessoa tem sua capacidade do cura, há pessoas que podem levar mais tempo para a cicatrização, outra menos.

Ainda que a pessoa esteja acostumada a dormir com acessórios, o hábito não é recomendado, porque os itens podem fazer barulho ou incomodar durante um movimento à noite. “Algo que possa despertar a pessoa, mesmo que brevemente, vai prejudicar a qualidade do sono”, alerta Assis.

Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.

Ao furar as orelhas com uma pistola de farmácia, você corre o risco de contrair infecções, sofrer reações alérgicas aos materiais utilizados e até mesmo causar danos irreparáveis ao seu ouvido. Além disso, essas pistolas geralmente não são esterilizadas corretamente, o que aumenta ainda mais o risco de infecção.

Como saber se a orelha está infeccionada? Se orelha de sua filha estiver infeccionada, pode ficar inchada, avermelhada e dolorida, com pus ou um líquido amarelado.

São sintomas comuns após o furo do piercing por dois ou três dias sentir queimação, dor leve e sensibilidade ao toque ou ao dormir. O sangramento se acontecer deve parar no mesmo dia em algumas horas ou até minutos. Mais que isso é sinal de infecção e um médico deve ser procurado.

Muita gente diz que existe um padrão para colocar o brinco, na orelha esquerda, ou na direita, e que não pode colocar nas duas, antigamente, havia uma lenda urbana de que o lado do brinco indicava a orientação sexual. Mas isso é uma grande besteira. Pode usar no lado que você preferir. Ou até mesmo nos dois, se quiser.

Usar um sabonete antisséptico como Protex, que elimina 99,9% das bactérias* naturalmente. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Remova o piercing para higienização da joia e do local. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano.