Porque não pode dormir de barriga para baixo?

Perguntado por: dcardoso2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Dormir de bruços pode ser bom para as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco. Essa posição também ajuda a amenizar o ronco. E uma dica para quem sofre de apneia do sono leve: os sintomas desse distúrbio podem ser amenizados ao dormir de barriga para baixo.

3 dicas para dormir melhor de barriga para baixo

  1. Opte por um travesseiro fino. Ele evita que você aumente a pressão e a tensão no pescoço e ombros.
  2. Apoio é tudo. Já para diminuir a tensão na coluna, a sugestão é colocar um travesseirinho também fino abaixo do abdômen e da cintura.
  3. Pernas pra baixo.

Dormir de bruços (de barriga para baixo): é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar. É comum que as pessoas que dormem desse jeito acordem com dores de cabeça.

Dormindo na defensiva
Se você costuma dormir com os braços cruzados e barriga para cima, representa ser alguém sempre na defensiva. Além disso, talvez você esteja querendo se proteger de algo.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Aposte em dormir com dois travesseiros! Além de ajudar a introduzir o sono mais rápido, ele ajuda a evitar dores musculares e melhora a circulação sanguínea, reduzindo problemas de pressão arterial, varizes e inchaços pela manhã. Quem não gosta de dormir com o aconchego ideal para uma boa noite de sono?

É bom para o cérebro. Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Não há risco, nem no caso de haver historial de doença cardíaca.” As nossas anatomia e fisiologia ajudam a explicar: ao deitarmo-nos para o lado esquerdo, há uma aproximação da posição do coração à parede do tórax, o que faz com que as pessoas tenham uma sensação maior do batimento cardíaco.

Se dormir de barriga para cima com uma perna levantada e dobrada (formando um triângulo) significa que é uma pessoa imprevisível, aventureira e que pode mudar rapidamente de humor.

Segundo psicólogos e especialistas em cognição e linguagem, a posição em que os casais dormem revela muito sobre o momento pelo qual eles estão passando. Isso ocorre porque, mesmo com a variação da linguagem corporal, o modo como eles se acomodam na cama pode ser um reflexo de alguma situação.

Se você não consegue dormir com a cabeça alinhada ao resto do corpo e sente a necessidade de usar mais de um travesseiro para pegar no sono, saiba que talvez o problema não indique um simples desconforto relacionado à postura, mas algo mais grave, como insuficiência cardíaca.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que dormir de conchinha com o parceiro diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse. A razão, segundo eles, é porque, ao dormir com alguém, a pessoa se sente mais segura e o corpo não vê a necessidade dessa substância.