Porque não pode dormir com relógio?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Segundo os especialistas, os relógios inteligentes, geralmente conectados ao smartphone, podem agravar a ansiedade e a insônia, duas coisas que frequentemente andam juntas.

Ela explica que ao usar telas antes de dormir, o cérebro fica mais aceso e acordado, ou seja, mais ativo e desperto. “É como se o nosso cérebro não entendesse que ali é o momento do relaxamento, que ali é o momento de dormir e de se desconectar para o que o sono chegue”. Explica a psicóloga.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

O smartwatch, ou relógio inteligente, pode não te ajudar a relaxar e dormir, mas com certeza é um dispositivo importante para obter dados dos seus sinais vitais, e a qualidade do seu sono.

110 minutos

Algumas estimativas apontam que uma pessoa adulta passe, em média, entre 13 e 23% do seu tempo dormindo em sono profundo. Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite, aproximadamente. Lembrando que a quantidade de horas de sono é individual.

Esse é o sono profundo, do qual você depende muito para acordar com disposição de manhã. Essa é a fase em que o batimento cardíaco, a respiração e os músculos ficam mais relaxados, e as ondas cerebrais ficam ainda mais lentas. Portanto, ruídos e outros estímulos externos não acordam você facilmente nessa fase.

Essa luz, diferente da natural, é uma luz que pode ser nociva à saúde dos olhos. A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea).

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Se precisa de acordar às 7h
Terá que se deitar às 21h46 ou às 23h16. Todavia, se está com insónias ou se não quer ou pode deitar-se tão cedo, optar por descansar à 00h46 ou às 2h16 também funcionará.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado. Evite usar carregadores que não sejam os originais do produto.

Como dissemos acima, o celular possui proteção contra sobrecarga, então você pode ir dormir e deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Faz mal ir dormir e deixar o celular ligado na tomada? A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente.

Embora ainda não existam estudos que comprovem o efeito da radiação dos smartphones ao nosso cérebro, é bom evitar. Mas, pode ficar tranquilo que os níveis de radiação emitidos pelos celulares não oferecem riscos à saúde.