Porque não pode dormir com o ventilador ligado?

Perguntado por: ecosta5 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Com o vento indo diretamente no seu peito ou via nasal, o sistema imunológico fica mais fraco, logo é mais fácil contrair vírus e bactérias, que podem causar doenças. Uma das condições mais comuns adquiridas nesse caso é a dor de garganta.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

Além de ressecar o ar do ambiente, o eletrodoméstico abaixa muito a temperatura, o que atrapalha a defesa do organismo. O mesmo acontece ao consumir sorvetes ou bebidas geladas. Esses produtos, no entanto, afetam diretamente as defesas locais da mucosa da garganta, agindo de duas formas diferentes.

Pode intensificar as suas alergias e problemas respiratórios
Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Doenças respiratórias
O hábito de dormir com ventilador ligado impacta diretamente as vias respiratórias. Isso acontece por diversas razões, entre elas, o ressecamento do ar e a suspensão da poeira.

Dormir com o vento do ventilador diretamente sobre o corpo pode fazer com que os músculos fiquem rígidos ou doloridos, causando câimbras. Pessoas que dormem com o ventilador perto do rosto e do pescoço, acabam sofrendo com dor nos locais.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês dormir com o ventilador ligado pode causar inflamações e ressecamento das vias aéreas por causa da poeira e da sujeira que estão no ambiente e são dissipadas pelo vento.

Escolha cortinas brancas ou mais claras, que impedem a absorção do calor. Evite o use de tecidos pesados no quarto, como tapetes e edredons mais grossos. Escolha lençóis brancos e de algodão, pois os tecidos sintéticos nem sempre são as melhores opções para o contato direto com o nosso corpo.

Porém, o ambiente externo pode seguir mais quente, pois conservou o calor recebido durante o dia. Nestes casos, a recomendação é de colocar a parte dianteira do ventilador virada de frente para a janela da sala ou do quarto. Assim, o ventilador acaba empurrando o ar quente do ambiente interno para fora da janela.

Posição ideal para o ventilador refrescar
O ar frio é mais pesado do que o ar quente, sendo assim, o ar frio fica embaixo no ambiente e o ar quente fica em cima. Por conta disso, caso você tenha um ventilador de coluna ou ventilador de mesa, posicione-os para cima para que o ar quente saia dali.

Os ambientes fechados facilitam a propagação de vírus e bactérias que podem resultar em diversas doenças. Isso acontece principalmente durante o inverno, quando as temperaturas se tornam mais baixas e o ar mais seco. Esse clima acaba contribuindo para que o organismo fique mais vulnerável e propenso a infecções.

Qual deles é melhor? É claro que, em uma comparação direta, o ar-condicionado reduz a temperatura de um ambiente interno em muito mais graus do que o ventilador. Porém, o custo do ventilador é muito mais baixo e ele não traz consigo os problemas de secura do ar e complicações de manutenção e instalação.

Qual é melhor quando se está gripado: ventilador ou ar-condicionado? Ambos aparelhos podem deixar o ar mais seco e piorar os sintomas da gripe, por ressecarem a garganta e o nariz.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Isso ocorre porque o ventilador lança sobre eles correntes de vento que dificultam que pousem sobre nossa pele e, esse mesmo vento, também espalha o dióxido de carbono que exalamos na respiração, que é um dos principais componentes químicos que atraem os insetos.