Porque não pode dormir com celular perto?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono? A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Nesse caso, os dados analisados são captados pelo acelerômetro do celular — capaz de perceber quando telefone está em pé e rotacionar a tela —, que detecta indiretamente os movimentos na cama.

Celulares podem deixar os cérebros “preguiçosos”
Isso, segundo o estudo, causa uma dependência excessiva do smartphone, o que pode levar à preguiça mental. Os pesquisadores também relataram que evitar usar a própria mente para resolver problemas pode ter consequências no envelhecimento.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado. Evite usar carregadores que não sejam os originais do produto.

Se você está realmente lutando para limitar o tempo de tela antes de dormir, tente colocar seu telefone em um cômodo diferente e investir em um rádio-relógio para sua mesa de cabeceira.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular
O uso excessivo do celular pode deixar os olhos ressecados, abrindo as portas — ou as pálpebras — para uma série de problemas da saúde ocular, como: Surgimento de infecção. Inflamação. Fadiga visual.

O celular emite uma radiação eletromagnética a partir da antena acoplada ao aparelho (que atualmente não é visível, mas faz parte de seu mecanismo interno).

Deixar o celular carregando a noite inteira não irá estragar ou danificar a bateria. Nem causar um superaquecimento que haja algum risco de uma explosão – desde que utilize carregadores originais. Na prática, os celulares fabricados nos últimos anos não recebem mais energia quando atingem 100% da carga.

Como carregar o celular mais rápido

  1. Desligue o celular. ...
  2. Ative o modo avião. ...
  3. Use um cabo de qualidade (prefira o original) ...
  4. Carregue na tomada. ...
  5. Evite o carregamento sem fio. ...
  6. Não abra mão do carregamento rápido.

Segundo os critérios estabelecidos pelo BFS os celulares que apresentam os maiores níveis de radiação são o Motorola Edge que emite 1,79 watts por kg, o ZTE Axon 11 5G, Asus – ZenFone 6, Apple – iPhone 13 Pro Max, Google – Pixel 3a XL e alguns aparelhos da marca Xiaomi.