Porque não pode deixar o celular carregar até 100%?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

O ideal é deixar a bateria sempre entre 20% e 80%. Especialistas consultados pelo portal Olhar Digital afirmam que o carregamento deve ser feito após ela chegar ao nível de 20%. A maioria dos celulares emite uma notificação quando isso acontece.

Dessa forma, evitar deixar o celular descarregar completamente é algo que preserva estes ciclos de carregamento. Seguindo esse cuidado diário, você pode fazer a bateria do seu celular durar mais do que o esperado.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Outro ponto importante identificado pelo Bit Responde é: evite deixar o celular na tomada por muito tempo depois que ele estiver 100% carregado. A longo prazo, isso prejudica o aparelho por conta do aquecimento da bateria, em especial nos smartphones de carga rápida.

Faz mal colocar o celular pra carregar em 50%? Mito. Para contextualizar: toda bateria tem um limite de ciclos, ou seja, cargas totais, de 100% a 0%. Após esse limite de ciclos, a bateria normalmente cai em performance e pode precisar ser trocada.

Risco de choque elétrico
Embora seja muito raro, há uma pequena chance de que jogar no celular enquanto ele está carregando possa levar a um choque elétrico. Isso pode ocorrer se o cabo de carregamento for pirata, estiver danificado ou se houver um curto-circuito no telefone ou na tomada.

Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

A resposta definitiva
Segundo seus estudos, tirar o carregador do celular da tomada quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

Um celular pode durar de 1 a 5 anos, a média é de 3 anos, mas isto vai depender de uma série de fatores…. Quanto tempo dura um celular Android? Esta é uma pergunta com diversas respostas. Um celular Android pode durar de 1 ano a vários anos.

Devo carregar o iPhone até 80%?
Em via de regra, não há necessidade de parar manualmente de carregar o iPhone quando chegar a 80%. Em geral, a bateria do iPhone é projetada para ser carregada e descarregada centenas de vezes antes de perder sua capacidade total.

E, assim como o cigarro ou outros vícios, o uso constante do celular também pode se tornar uma dependência. Tudo isso é um processo químico, que ocorre dentro do nosso cérebro através da dopamina. Estimulado por comentários e curtidas, o neurotransmissor é liberado, provocando prazer e satisfação.

Alguns aplicativos, vírus e até a luminosidade da tela são alguns conhecidos vilões desse tipo de problema. Se seu celular está descarregando rápido demais e você não quer ficar na mão quando mais precisar do aparelho, confira algumas dicas que podem ajudar a otimizar o tempo de duração da bateria!

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.