Porque não pode dar morango para criança com menos de um ano?

Perguntado por: emartins9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sabemos que as frutas são excelentes para a saúde das crianças, mas essa em especial deve ser evitada por concentrar altos níveis de agrotóxico. Por precaução, a indicação é que os bebês não consumam morangos antes do primeiro ano de vida. Acima dessa idade, prefira morangos orgânicos, sempre que possível.

A partir dos 9 meses, ou quando bebé começar a fazer a pinça fina, pode cortar o morango em 4 ou mais pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. O importante é que o morango esteja sempre maduro e macio. Pode, também, continuar a oferecer o morango esmagado nas papas.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta, não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos.

Preste atenção à cor do pedúnculo, o cabinho da fruta Procure no cabinho da fruta uma substância mais clara, como se fosse um pozinho branco. Se você encontrá-la, é sinal da presença de agrotóxico em excesso na região, explica Renato Tratch, professor de agronomia da PUC-PR.

8 alimentos que são proibidos para bebês de até 2 anos

  • Mel. O sistema imunológico da criança não está totalmente formado e o mel pode desencadear alergia ao pólen. ...
  • Doces. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Bolacha recheada. ...
  • Sucos industrializados com açúcar. ...
  • Comidas industrializadas. ...
  • Gelatinas. ...
  • Amendoim.

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

Quando pode o bebé comer pão? A partir dos 6 meses, o bebé pode começar a introduzir o pão. Até esta idade não é de todo aconselhado que se introduza o pão, dado que a sua grande maioria contém glúten, que só deve entrar na alimentação do bebé após o 6º mês.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses. Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer.

Lave os morangos em água corrente
Depois de retirar os frutos da bandeja, lave-os em água corrente de força média para não machucá-los. Lave um a um para remover integralmente sujeiras mais expressivas, como insetos e terra.

Por precaução, a indicação é que os bebês não consumam morangos antes do primeiro ano de vida (e, acima dessa idade, prefira morangos orgânicos, sempre que possível).

A partir de 1 ano de idade, o iogurte pode entrar na alimentação fazendo parte do café da manhã ou lanche, sempre acompanhado de alguma fruta e um cereal (como aveia) ou carboidrato (como pão caseiro, de preferência integral).

Os benefícios de cada fruta para os bebês

  • Maçã Essa costuma ser a primeira fruta que os bebês comem na introdução alimentar, seja e forma de purê ou papinha. ...
  • Banana. A banana é uma fruta com sabor e textura que costumam ser bem aceitos pelas crianças. ...
  • Mamão. ...
  • Melancia. ...
  • Pera. ...
  • Laranja.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Por muito tempo acreditou-se que os ovos não deveriam ser oferecidos aos bebês, por ser um alimento alergênico. Pois bem, agora você já sabe que o ovo está liberado a partir dos seis meses de idade, ou seja, logo no início da introdução alimentar.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

O feijão pode ser oferecido desde os 6 meses do bebê. também são ótimos nesse começo.

No caso da água sanitária, deve ser utilizado 5 ml (1 colher de sopa rasa) em 1 (um) litro de água. Os morangos devem ficar em contato com essa solução por 10 minutos. Em seguida, devem ser enxaguadas em água potável. E deixá-los secar antes de armazenar.

Laranja, pimentão e goiaba: alimentos campeões de agrotóxicos acima do limite - Agência Pública.