Porque não pode dar chá para RN?

Perguntado por: philario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

LÍQUIDOS SEM PROPRIEDADES NUTRITIVAS, como o chá e a água, PODEM LEVAR À PERDA DE PESO E DESNUTRIÇÃO. A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA.

Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Mas o mais indicado para o bebê é sempre a planta natural. O chá também não é recomendado antes dos 6 meses de vida. Fale com o pediatra antes de introduzir o chá na dieta do bebê.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

6 meses

Então, lembre-se: chá, água, suco ou algum outro tipo de leite, qualquer tipo de alimento só deve ser oferecido ao bebê a partir dos 6 meses. Então o chá entra nessa categoria.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

Estudos também reforçam que oferecer água ou chás ao bebê, o que era considerado inofensivo tempos atrás, dobra o risco de diarreia durante os primeiros seis meses.

Luftal Infantil - esse medicamento, seguro para bebês e crianças, ajuda no alívio rápido da dor e estufamento causados pelos gases.

Possochá de erva doce para recém nascido de 1 mês em 30 ml ? Não. Até os 6 meses de vida devemos oferecer apenas o leite materno ou na impossibilidade da amamentação formula infantil prescrita pelo seu pediatra.

1- Favorece o sono
Em caso de dúvidas se bebê pode tomar chá, um chazinho de camomila é uma ótima ideia para os pequenos com dificuldades para dormir. Logo, por conta das suas propriedades calmantes, a bebida auxilia as crianças a ter uma noite de sono tranquila.

Chá de camomila
Mas além disso a camomila também auxilia no controle da má digestão. Sendo assim, o chá de camomila pode ser bastante útil não apenas para o alívio das cólicas dos bebês, mas também para auxiliar no sono e descanso de mãe e filho(a) nesses meses tão intensos.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Colocar o bebê em um ambiente tranqüilo de pouca luz, sem barulho ou com música suave e manter o contato pele a pele é muito importante (contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe). Outra opção muito eficaz é o banho morno ou compressa morna na barriga além de enrolar o bebê em uma manta ou cobertor.

Portanto, por segurança e para eficácia desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia.

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água e, após, apagar o fogo. Acrescentar as flores de camomila, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Deixar amornar, coar e dar 1 colher de chá de 2 a 4 vezes ao dia para o bebê.

A disquesia do lactente é um distúrbio gastrointestinal funcional caracterizado pela dificuldade de evacuar, mesmo com vontade, demandando mais tempo e esforço. O quadro é comum nos bebês com menos de 9 meses, tanto os que mamam exclusivamente leite materno quanto outro tipo.