Porque não pode cortar o cabelo na gravidez?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Além das mudanças causadas por conta das taxas hormonais e vitamínicas, a gestante também precisa lidar com restrições a alguns procedimentos capilares que levam química, porque podem propiciar a passagem de metais pesados, como chumbo, para o feto através da placenta.

Gestantes não podem fazer atividade física
Se o médico liberar, a atividade física deve, sim, fazer parte da rotina da gestante, especialmente se ela estiver habituada a isso. Atividades de baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica, são as mais recomendadas.

Cortar os fios regularmente
Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

O cabelo fica mais espesso durante a gravidez
No entanto, esse ciclo muda durante a gravidez (2). Você pode sentir seu cabelo ficando mais espesso por volta das 15 semanas de gravidez. No entanto, na realidade, os cabelos individuais não ficam mais espessos.

Se a grávida cruza as pernas, pode fazer com que o cordão umbilical dê voltas e enforque o bebê Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

A recomendação da especialista é que os pais coloquem canções calmas e tranquilas para o filho ouvir durante a gestação, como cantigas infantis, músicas instrumentais ou até mesmo sons da natureza.

A depilação pode ser feita até o nono mês de gestação, porém é preciso cuidados para que não haja lesões. Isso porque, além da possibilidade de infecções, elas podem causar marcas permanentes na pele. “Sempre que acontece alguma inflamação ou machucado na gravidez, há risco de aparecer mancha”, diz.

Quais procedimentos capilares são permitidos na gestação?

  • Escovas que utilizem apenas o secador de cabelos;
  • Alisamento com chapinha;
  • Hidratação por meio de substâncias orgânicas, como a manteiga de karité, cupuaçu e óleos vegetais, como o de jojoba, por exemplo;
  • Utilização de babyliss para enrolar as mechas.
  1. Aposte no corte long bob ou estilo pixie para disfarçar raiz escura.
  2. Fios ao natural e babyliss também ajudam a disfarçar raiz.
  3. Penteados podem esconder textura diferente dos cabelos.

Cerca de quatro meses depois de o bebê nascer, os hormônios voltam ao que eram e avisam aos fios que resistiram que é hora de despencar para dar lugar a novos cabelos. Eles vão embora em grande quantidade, principalmente no banho e na escovação – depois de receber um empurrão extra da água e do pente.

A grávida pode pintar o cabelo somente após o primeiro trimestre. No entanto, pode ser que você não consiga usar os produtos com os quais já estava acostumada. Antes de tingir as madeixas, observe se a coloração é livre de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas. “O movimento pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, por exemplo”, explica. Além disso, também melhora a mobilidade do quadril e a circulação sanguínea em todo o corpo.

De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, sentar-se por mais de seis horas por dia no segundo trimestre da gravidez faz aumentar o ganho de peso e pode até levar à diabete gestacional, fatores que complicam na hora do parto.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.