Porque não pode congelar purê de batata?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Posso congelar purê de batata? A resposta é sim - e é mais simples do que você imagina ser. Quer saber como congelar purê de batata? Basta preparar o purê, deixá-lo esfriar e colocar em um recipiente adequado para ir ao congelador.

Batata cozida: não congela bem, a textura modifica e ela fica esfarelando. Cremes e pudins que levam amido: soltam água depois de descongelados. Gelatina: não resiste à temperaturas baixas.

Todos os tipos de purês podem ser congelados. As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas.

A resposta é sim - e é mais simples do que você imagina ser. Quer saber como congelar purê de batata? Basta preparar o purê, deixá-lo esfriar e colocar em um recipiente adequado para ir ao congelador. Caso for usar uma embalagem plástica, lembre-se de remover bem o ar.

E o que não se pode colocar nas marmita congeladas?

  • vegetais crus e saladas;
  • batatas;
  • macarrão sem molho;
  • qualquer receita com creme de leite;
  • queijos;
  • ovos cozidos;
  • maionese.

O micro-ondas é um método mais ideal se você estiver reaquecendo porções individuais em vez de um grande lote de purê de batatas. Além disso, você precisará deixá-los descongelar se estiverem congelados. Coloque o purê de batatas em um recipiente próprio para micro-ondas e aqueça-os por 2 minutos.

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

Alimentos cozidos: tudo o que é muito bem cozido pode ser congelado e descongelado. Alguns exemplos são carnes cozidas, sopas, legumes, carne com purês ou até mesmo a tradicional feijoada.

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.

3 dias

Quanto tempo dura o purê de batata na geladeira? O ideal é que o purê fique no máximo 3 dias na geladeira. Após esse tempo, ele começa a ficar duro e ressecado, além de perder o sabor e a cremosidade.

Antes de colocar a massa no freezer, espere ela esfriar completamente. Só então coloque o pote no congelador. O macarrão cozido dura no congelador cerca de três meses. Você tem todo esse tempo para criar novas receitas e utilizar a massa congelada.

12 meses

No freezer as batatas cozidas irão durar de 10 a 12 meses sem perder o sabor, após este tempo poderão não estar estragadas, mas perderão suas propriedades. (não podem haver mudanças na temperatura para este resultado!)

CONSERVAÇÃO: Purê de batata não deve ser congelado, a textura por conta do amido fica granulada então por isso não é recomendado. Na geladeira você deve consumir em 4 dias.

PORCIONE EM PEQUENAS QUANTIDADE Congele tudo em pequenas porções, assim além de aquecer mais rápido você vai descongelar apenas o necessário para aquela refeição. TIPOS DE SOPAS QUE MELHOR CONGELAM MELHOR! Sopa de Feijão, Legumes, Carne, Frango (canja), Purê de Legumes (como cenoura, abobora).

Na hora de servir, coloque queijo ralado ou salsa picada na Sopa Creme de Batata. Você também pode congelar essa sopa! Coloque-a em uma vasilha, etiquete com o dia que foi preparo e congelado. Leve para geladeira para congelar e a sua validade é por até 3 meses.

Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

Pelo fato de que esses alimentos, durante o processo de congelamento, soltam líquidos que os deixam naturalmente macios e, quando aquecidos no micro-ondas, os líquidos vão se incorporar novamente aos alimentos, o que dará o ponto perfeito para eles.

As marmitas para congelar podem ser ótima escolha, mas precisam ser preparadas com ingredientes que permaneçam com sua textura e sabor originais mesmo depois de descongelados, como cenoura e brócolis cozidos no vapor ou assados; batata, mandioquinha ou abóbora no formato de purê; milho e ervilha; arroz e feijão ou ...

É preciso esperar o alimento resfriar antes de congelá-lo
O ideal é exatamente o oposto: congelar a refeição ou o alimento ainda quente. Isso vai, inclusive, determinar o tempo de duração no seu freezer. Esperar a sua comida esfriar em cima da pia pode deixá-la mais exposta.