Porque não pode congelar duas vezes?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido. Segundo, porque ao descongelar algumas bactérias patogênicas podem se reproduzir mais rapidamente e atuar com mais voracidade quando encontrarem esses tecidos já rompidos. Por isso se recomenda cozinhar imediatamente.

Cuidado extra: congelar carne descongelada
O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente.

É bom lembrar: nunca se deve congelar o frango novamente, uma vez que ele já tenha sido descongelado, para não correr risco algum de perda de qualidade.

Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido. Segundo, porque ao descongelar algumas bactérias patogênicas podem se reproduzir mais rapidamente e atuar com mais voracidade quando encontrarem esses tecidos já rompidos.

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

Na etapa denominada recongelamento, podemos dizer que é quando ocorre de fato a incorporação do novo comportamento. É o momento em que as novas práticas se tornam a nova norma, o novo paradigma.

Atualmente a criogenia em humanos só é feita nos Estados Unidos, pois é onde se encontram as únicas duas empresas no mundo com capacidade para preservar os corpos. O valor total da criogenia varia de acordo com a idade da pessoa e estado de saúde, porém, o valor médio é de 200 mil dólares.

Recongelamento
Quando a carne é descongelada dentro da geladeira, não há problema em realizar novamente seu congelamento. Porém, caso a opção tenha sido por descongelar em temperatura ambiente, o recomendado é congelar a carne depois de cozida, pois, ela poderá perder características importantes como o sabor.

24 horas

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

Por que descongelar e congelar várias vezes o mesmo alimento favorece sua deterioração? "Isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o alimento perde nutrientes nesse processo, já que nosso freezer não congela ultra rápido. Além disso, há o problema com contaminação microbiológica.

Congelar feijão temperado
Espere o feijão pronto esfriar e guarde em potes plásticos bem fechados ou embalados à vácuo, coloque em um freezer, nunca na geladeira, pois ela não atinge a temperatura baixa necessária para esse procedimento.

A carne moída, quando congelada, forma cristais de gelo por dentro. Essa água pode prejudicar a qualidade do alimento, que perde o pigmento vermelho e propicia a formação de bactérias. Segundo a chefe de cozinha Eliane Carvalho, deixe a carne moída em formatos finos antes de congelá-la.

Em geral não é recomendado congelar a carne com tempero, pois alguns dos principais itens que vão nesse preparo (como alho e cebola) podem sofrer modificações no processo de congelamento, perdendo aspectos originais. Isso significa que ocorrerá no mínimo uma importante mudança de sabor.

Em termos práticos, a injeção do líquido na carne serve para aumentar o peso. “O processo de resfriamento do frango passa por uma imersão em tanques de água, o que gera uma absorção natural de líquido no produto”, descreve Anirene Galvão, engenheira de alimentos e doutora em Tecnologia dos Alimentos.