Porque não pode comer lentilha todos os dias?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As lentilhas precisam ficar de molho porque contêm fitatos, ácido fítico e taninos, compostos antinutricionais que, quando consumidos em excesso, causam excesso de gases e podem diminuir a absorção de proteína, ferro e outros nutrientes.

Consumir lentilha é uma boa ideia, pois ela tem um tipo de amido em sua composição que, por ser de difícil digestão, serve como alimento para as bactérias saudáveis do intestino. Fortalecer a flora intestinal é importante para evitar a reprodução de micro-organismos nocivos à saúde.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Ideal para inúmeras refeições, principalmente nas festividades de final de ano, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

A lentilha é uma leguminosa rica em fibras que diminui o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e favorecendo a perda de peso. Além disso, a lentilha é pobre em gorduras e, por isso, é um ótimo alimento para incluir em dietas de emagrecimento.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Lentilha vermelha: também conhecida como lentilha laranja ou rosa. Além de mais fina, desmancha com facilidade durante o cozimento, o que faz seu preparo ser ideal para pratos menos sólidos, como purês, sopas e dhal (ou curry indiano). Seu tempo de preparo varia entre 15 e 20 minutos.

A leguminosa também pode ser refogada com alho e cebola e temperada com ervas finas. O ideal é ingerir cerca de duas colheres de sopa de lentilha por semana e variar com as outras leguminosas, como feijão e grão-de-bico.

O consumo da lentilha traz diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em ferro, zinco, potássio, magnésio e fósforo. Que são minerais que atuam no sistema imune, na anemia, no controle da pressão arterial e na diminuição das arritmias cardíacas.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

A lentilha pode ser incluída em uma salada no jantar sem problemas. Elas contêm ainda menor teor de gorduras e vitamina A. Já o grão de bico é uma excelente fonte de triptofano, substância que auxilia na melhora de humor e produz bem-estar geral ao organismo.

A leguminosa é rica em proteínas, Ômega 6 e 9, vitaminas do complexo B1, zinco e magnésio e proteínas. A lentilha é um dos alimentos mais antigos da dieta humana e um dos melhores aliados devido aos seus múltiplos componentes nutricionais, proteínas vegetais e fibras que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Escolha a leguminosa da sua preferência, lave em água corrente e escorra. Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.