Porque não pode comer fruta com comida?

Perguntado por: amenezes3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Comer perto ou depois de uma refeição faz com que a fruta permaneça no estômago por um período prolongado e apodreça no intestino. Podendo causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos. Importante: Consuma frutas com o estômago vazio para se beneficiar de todos os nutrientes, fibras e açúcares simples.

Ajuda no funcionamento do sistema digestivo
Afruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.

Com que se deve conjugar a fruta? Muitas pessoas têm dúvidas em como comer fruta, sozinha, com outro alimento, à refeição, ao lanche? Deve fazê-la com outro alimento e de preferência num lanche da manhã ou da tarde. A fruta tem propriedades digestivas, por isso deve evitar fazê-la simples.

Após ingerir frutas, você deve esperar pelo menos 30 minutos antes de comer outros alimentos. Tente não comer frutas por um período de no mínimo três horas depois de ter comido outros alimentos.

Não há problema nenhum em misturar fruta”, explica Inês Mazagão, lembrando que, “auando misturamos diferentes tipos de fruta, tendemos a comer uma porção maior do que se comêssemos uma fruta isolada.” O mesmo se aplica quando se ingere fruta juntamente com outros alimentos ricos em hidratos de carbono ou açúcar.

Alimentos que não combinam

  • Café com leite. Uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro não é a opção mais saudável. ...
  • Cereais integrais e café ...
  • Leite com chá ...
  • Leite com chocolate. ...
  • Beterraba com soja. ...
  • Carne e batatas. ...
  • Espinafre e queijo. ...
  • Bacon e ovos.

frutas cítricas

O Band Receitas conversou com a nutricionista Thaisa Leal que explicou que, nutricionalmente, as frutas cítricas são as melhores para este momento do dia. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional.

Faz mal para a saúde comer frutas depois das refeições? Mito. De acordo com a nutricionista, comer frutas após as refeições não prejudica o organismo em termos de saúde já que elas são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

Tomar banho depois de comer não é perigoso. Tomar banho depois de comer não vai causar nenhum problema desde que a água esteja morna ou quente, ou seja, nem muito fria e nem muito quente. Há também quem recomende que as refeições sejam ligeiras e o banho seja rápido.

Dito isto, o corpo estará totalmente saudável com uma porção menor de maçãs, laranjas ou frutas vermelhas quando bater a vontade comer algo doce depois de almoçar ou jantar. Portanto, o consumo de frutas depois da refeição é uma prática saudável e recomendada.

Comer perto ou depois de uma refeição faz com que a fruta permaneça no estômago por um período prolongado e apodreça no intestino. Podendo causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos. Importante: Consuma frutas com o estômago vazio para se beneficiar de todos os nutrientes, fibras e açúcares simples.

As frutas mais indicadas são pera, romã, maçã e manga, que agregam sabor, cor e nutrientes, deixando a salada com um sabor agridoce bastante prazeroso. Além disso, é uma boa maneira de estimular o consumo por quem tem resistência a comer frutas regularmente.

Quais são os benefícios de comer frutas todos os dias? As frutas são alimentos extremamente saudáveis porque contêm diversos nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo. É por isso que quem é fitness costuma comê-las bastante!

Ao comer um prato de arroz e feijão ou tomar uma vitamina de banana, você já parou para pensar no poder dessas duplas? Apesar de comuns na nossa rotina, para muitos especialistas essas combinações – e algumas outras – são consideradas nutricionalmente perfeitas, um tipo de sinergia alimentar.

Maçã, abacate e limão combinam com todas as outras frutas. Limão e abacate combinam com as hortaliças (verduras, legumes, raízes, flores e ervas). Banana, caqui, figo, jaca, tâmara, uva moscatel, fruta do conde e frutas secas em geral combinam entre si e fazem combos de nutrientes bem legais.

A nutricionista clínica apenas alerta que o jantar não pode ser substituído por frutas: “O jantar contém outras fontes de fibras e nutrientes, que também são muito importantes. Contudo, para essa substituição ser feita, é preciso um aval de um especialista.”

Banana

- Banana: Muita gente já andou se perguntando o que comer antes de dormir, mas pouca gente lembra-se da banana. A fruta pode ser consumida de maneira rápida e é rica em magnésio e triptofano, que agem como relaxantes musculares e induzem o corpo ao sono.

Podes efetivamente comer fruta a qualquer hora do dia sem medo de engordar. O único problema é que durante a noite reduz-se o gasto calórico.

Quem sofre de azia, sobretudo à noite, costuma ter mais dificuldade em adormecer, já que há algum desconforto. Se já tentou de tudo para ultrapassar a condição, há uma solução bem mais rápida e eficaz: comer uma banana depois do jantar. Esta fruta contém um antiácido natural capaz de aliviar os sintomas.