Porque não pode comer carne de urubu?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Médicos afirmam que comer carne de urubu não é recomendável. Pelo fato da ave ser necrófaga, ou seja, se alimentar de animais mortos, os urubus possuem bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros problemas à saúde de humanos.

Tem gosto de castanha. Se corri risco, provavelmente sim.

Como já foi dito, os urubus não caçam e nem atacan pessoas e nem outros animais até mesmo pelo tipo de patas que possuem. Mas por se alimentarem de animais mortos, e nós humanos somos mamíferos, consequentemente urubus podem comer cadáveres de pessoas.

Os urubus possuem importância ecológica imprescindível como saneadores ambientais, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos, evitando assim a propagação de doenças e a multiplicação de microrganismos (como o antraz) que poderiam contaminar a terra e os lençóis freáticos.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

De acordo com Wallauer, quando atacam seres ainda vivos, aves que costumam comer carniça começam pelos olhos ou outros orifícios naturais, como o ânus, porque não têm força para pegar carne sadia. "A ponta do bico faz a função de uma cureta, que é um instrumento cirúrgico para raspagem. O ferimento é quase cirúrgico".

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

A resposta curta é: não. Não é seguro consumir carne de boi picado por cobra. Existem diversos motivos pelos quais essa prática pode ser perigosa para a saúde humana. Em primeiro lugar, as cobras são conhecidas por abrigar uma variedade de bactérias e toxinas em sua boca e presas.

Folha de S. Paulo - Gastronomia - Exótico: O rei dos animais vira churrasquinho de rico. O leão pode ser o rei dos animais, mas também rende um bife delicioso, que lembra a carne de porco em gosto e consistência. Já a zebra, sua colega de estepes e savanas, fica mais saborosa se preparada como churrasco.

Urubu-rei no Parque das Aves. Além disso, quando os urubus estão se alimentando, eles costumam defecar e urinar em cima das carcaças, e como os seus dejetos são muito ácidos, isso contribui para neutralizar os microorganismos e toxinas que estão nos animais em decomposição, evitando que haja a proliferação de doenças.

Essa região sem penas está relacionada com a alimentação dessas aves. Como os urubus alimentam-se de carne em decomposição, a cabeça e o pescoço ficam, frequentemente, sujos com os restos desse alimento. Como não há penas na região da cabeça e do pescoço, torna-se mais fácil a limpeza dessa área.

Quando incomodado, vomita e sopra fortemente para afastar um intruso, característica também dos filhotes; quando o intruso se aproxima, o urubu-rei defende-se com as garras e, principalmente, com seu poderoso bico.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.

Não tem inimigos naturais e se beneficia do lixo produzido pelos humanos. A reprodução dos urubus acontece no início da primavera. Eles não constroem ninhos, como outras aves.

60 anos

No entanto, há um fato curioso sobre quanto tempo vive um urubu: no Brasil, um dos mais velhos é o urubu-rei de 60 anos que vive no Bioparque da Amazônia, no Amapá. Porém, o caso é relativamente incomum, já que a maior parte dos indivíduos da mesma espécie chegam em média aos 30 anos, no máximo.

400 metros

Ocupando o ranking nacional, o Urubu Rei, também conhecido como Urubu do Mundo Novo, é capaz de atingir até 400 metros de altitude.