Pode comer a casca de jabuticaba?

Perguntado por: rsouzas . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

É bom comer a casca da jabuticaba? Sim, pois consumir a casca da fruta pode melhorar o funcionamento do intestino, como explica a nutricionista. Por ser uma parte rica em fibras, comê-la pode contribuir para auxiliar o órgão, além de ajudar na absorção de água pelo organismo.

– As cascas das frutas geralmente possuem maiores teores de compostos bioativos, com ação antioxidante e de nutrientes. A casca da jabuticaba é a parte da fruta rica em antocianinas, que auxiliam na redução da inflamação e do estresse oxidativo.

Deve-se engolir as sementes ou não? - Quora. A Jabuticaba (Plinia cauliflora) pode ser consumida com casca ou sem ela, mas vale salientar que esta casca é rica em fibras e vários compostos flavonóides do grupo das antocianinas, que exercem salutares ações antioxidantes.

Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.

Pesquisas divulgadas em revistas científicas internacionais mostraram que a casca de jabuticaba evitou o crescimento de células de câncer de mama e próstata. Testada em ratos obesos, também reduziu pela metade o colesterol. Rica em cálcio, ferro e vitaminas B e C, faz bem para a pele, cabelos e circulação do sangue.

Jabuticaba. O problema da jabuticaba está no caroço, já que sua casca é tão rica em fibras que se torna um laxante. Então, se você sofre de constipação, não consuma a fruta em excesso!

Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba tem utilidade para várias enfermidades. Entre outras funcionalidades, o fruto pode ser usado no controle da diabetes.

Na medicina natural alternativa, a folha da jabuticaba é usada para fazer chá, já que a mesma possui ação anti-inflamatória. Muitos também usam a bebida para fazer gargarejo, principalmente para amenizar as dores de garganta.

Nesse caso, inicialmente, lave-as em água corrente com um pouco de detergente. Depois, coloque os alimentos em uma bacia ou tigela com uma solução preparada por água filtrada e hipoclorito. Essa solução deve conter aproximadamente 20 ml (duas colheres de sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro de água filtrada.

Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja eguardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.

A resposta é nenhuma! Segundo a especialista, não existe problema algum em misturar frutas e leites. Inclusive, é “mais recomendado tomar uma vitamina pela manhã do que um achocolatado rico em açúcar”.

Sim, pois consumir a casca da fruta pode melhorar o funcionamento do intestino, como explica a nutricionista. Por ser uma parte rica em fibras, comê-la pode contribuir para auxiliar o órgão, além de ajudar na absorção de água pelo organismo.

Descartada por muita gente que adora comer jabuticaba, a semente da fruta é uma poderosa aliada da prevenção da obesidade, conforme pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo. O caroço da jabuticaba é rico em elagitaninos, substâncias que possuem ação anti-inflamatória.

O caroço da jabuticaba (Plinia cauliflora), se consumido em excesso, pode atrapalhar o processo de digestão, causando o intestino preso ou aumento do ressecamento do intestino. Devido a isto, o recomendado é não engolir o caroço da jabuticaba.

A pele da jabuticaba, se consumida em excesso, pode causar constipação. Isso acontece porque compostos específicos presentes na fruta ajudam a abrandar a evacuação. É por isso que, para efeito de medicamento, consumir jabuticaba com pele é benéfico para o tratamento da diarreia de forma natural.