Porque não pode colocar o pé no chão?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O possui 26 ossos, 33 articulações e mais de centenas de músculos, tendões e ligamentos. A ele cabe suportar todo o peso do corpo, que se multiplica por quatro quando corremos, ao passo que desempenha também o papel de amortecer. Por isso, apoiar o pé no chão após uma cirurgia pode ser prejudicial.

Algumas pessoas acreditam que andar descalço no frio causa resfriado, será que isso é verdade? Ao contrário do que dizem nossas queridas mães e avós, andar descalço no frio não causa resfriado.

Andar descalço em sua casa é relativamente seguro. Mas quando você sai, você se expõe a riscos potenciais que podem ser perigosos. Sem força adequada no pé, você corre o risco de ter uma mecânica fraca da caminhada, aumentando assim o risco de lesões.

em geral solicita-se que o paciente fique sem pisar por 12 semanas, mas obedeça sempre a recomendação especifica do seu médico!

Corra pisando com a ponta do pé e caminhe pisando com o calcanhar! Já para quem caminha com intensidade, a situação é mais complicada. Se você não conseguir caminhar pisando com o antepé, experimente: Variar a pisada (calcanhar e antepé) de forma intervalada durante a caminhada.

“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. João 13: 14. Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”.

Se deixar alguém varrer o seu pé é sinônimo de não ir.

Em psicologia, existe um conceito introduzido pelo psicólogo Robert Cialdini, conhecido como “técnica do pé na porta”. Em outras palavras, a ideia é a seguinte: se quiser que alguém faça algo grande por você, primeiro é preciso convencê-lo a fazer algo pequeno.

Em resumo, você pode, sim, tomar banho descalço, mas o ideal é que seja apenas na sua casa.

Os vírus e bactérias são os causadores de infecções de garganta. Andar descalço não influência. E o mesmo vale para outras lendas da Pediatria, como “golpe de vento” ou entrar na água fria. Tudo mito!

Andar descalça piora a cólica
Mito! Essa crendice surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido, pois é uma contração no útero. O que acontece é que as mulheres podem ficar mais sensíveis à dor.

Maior risco de lesões
Para além disso, andar descalço pode exigir dos seus ossos e músculos um tipo de esforço que eles não estão (ainda) preparados para fazer. Andar descalço (em pessoas que não estão habituadas) em superfícies duras é um desafio, e pode provocar dores antes de se habituar.

Pés descalços são sinônimo de ganho de força e mobilidade. E isso explica porque alguns problemas comuns como o pé chato ou fascite plantar, podem ser prevenidos ao andar de pé no chão que é quando aumenta a capacidade de mobilidade e força das articulações e musculatura dos pés.

R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Apoio do pé
Devemos sempre apoiar o peso do corpo por sobre toda a extensão dos pés, ou seja, colocar todo ele no chão ao caminhar. Além de não sobrecarregar uma parte do pé, desse jeito você tem total equilíbrio e sustentação do corpo ao andar, o que evita escorregões.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

Injetar uma mistura de corticosteroide/anestésico na parte sensível dos pés, utilizar calçados adequados e, em alguns casos, órteses (dispositivos colocados nos calçados) são medidas que podem diminuir os sintomas. Repouso e aplicação de gelo no local também são recomendados.

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.