Porque não pode colocar beterraba no feijão?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

Descasque e corte a beterraba ao meio, no sentido do comprimento; corte cada metade em 4 gomos e junte ao feijão. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Combine o feijão com a vitamina C
A vitamina C ajuda o organismo a aproveitar melhor o ferro do feijão e de outras fontes vegetais, pois ela aumenta a taxa de absorção desse mineral.

Ou seja, os antinutrientes da beterraba dificultam a absorção do ferro do feijão no nosso organismo. O próprio feijão possui antinutrientes; contudo, nós nos livramos deles deixando o feijão de molho. Para diminuir os efeitos desse antinutriente, o ideal é cozinhar a beterraba até levantar fervura e descartar a água.

A beterraba é uma boa indicação para quem sofre com anemia. (...) Ela também possui uma boa quantidade de Vitamina C, que faz com que esse ferro entre melhor dentro do organismo”.

A beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em saladas, sucos, patês, sopas e bolos, sendo recomendado priorizar a forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas.

Como consumir a beterraba? Beterraba crua ou cozida, ela é rainha na hora de criar pratos bem coloridos e nutritivos. A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Não descasque as beterrabas, pois a casca protege a leguminosa e mantém todos os nutrientes desse alimento. 2. Você pode cozinhá-las inteiras – que é o melhor modo – ou pode cortá-las ao meio, caso sejam grandes demais para a sua panela.

Dentre as variedades analisadas a que apresentou maior concentração de ferro foi o Feijão Preto, com 8,71 mg/100g, logo seguido do Feijão Carioca, 7,47 mg e do Feijão Branco com 4,93 mg.

A beterraba ainda contém vitaminas do complexo B, que protegem o sistema nervoso e são necessárias para prevenir a anemia. Essa hortaliça também é rica em cálcio e potássio, que são essenciais para a contração muscular, e em zinco, que estimula as defesas do organismo.

Alimentos que impedem a absorção do ferro

  • Café e chá (taninos)
  • Bebidas gaseificadas.
  • Leite e derivados (cálcio)
  • Ovos.
  • Cereais integrais.

Uma delas é a de que cozinhar feijão com prego ajude a potencializar o ferro contido no alimento, e que isso seria bom para curar anemia. De acordo com a médica hematologista Dra.

a pt raba engrossa o sangue mito ou verdade o que a beterraba tem é uma substância né que é o ácido fólico que ajuda na produção das. hemácias do bloco dos glóbulos vermelhos Mas esse não tem nada ligado por engrossar o sangue com.

De acordo com a médica hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr (CRM 31164 – RQE 20051), da Associação Médica de Umuarama (AMU), isso não possui nenhum efeito e ainda pode fazer mal à saúde. Ela argumenta que esse mito é facilmente desmentido.

Vegetais verdes. Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro.

beterraba

Salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Devido ao alto teor de ferro, a beterraba é uma ótima opção para combater a anemia.