Porque não pode colocar aliança de outra pessoa no dedo?

Perguntado por: eneves2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.

Por que tirar a aliança do dedo? Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder. Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos.

Apenas as alianças de ouro são usadas na mão direita antes do casamento, passando para a mão esquerda no dia do enlace. Esta é a única tradição existente. Os demais anéis de noivado podem ser usados na mão que a pessoa preferir.

As alianças não precisam ser obrigatoriamente de ouro, porém, como se pretende que o casal as use o tempo todo, o mais recomendado é sempre o ouro, devido à sua alta durabilidade. Além do mais, deve-se considerar que as alianças são símbolos muito especiais, que marcam a união de sentimentos entre o casal.

Nessa era, os romanos acreditavam que a veia no quarto dedo da mão esquerda (o anelar) estava diretamente ligada ao coração. Devido a esta crença, chamavam-lhe “vena amoris” (“veia do amor”, em tradução livre).

O que deve ser feito com os presentes do ex é uma decisão da própria pessoa. Como mencionado anteriormente, se é uma relação onde o ciclo foi fechado e não há sentimento de culpa, tristeza ou raiva e ira pelo/a ex, não gera incômodo conservar os presentes ou os bens deixados nessa relação.

Assim, quem deu o anel não é proprietário dele, mas é donatário do presente, e isso vale igualmente para homens e mulheres, já que o Brasil valoriza a igualdade plena entre os gêneros na lei. Qualquer presente oferecido por causa do noivado deve ser devolvido caso haja solicitação daquele que deu.

Manter arquivos com lembranças de relacionamentos anteriores é normal, mas pode se tornar um problemas. Mulheres são criaturas complexas e muito difíceis de entender.

Com ela pendurada no pescoço, independente da profissão, a pessoa continuará usando o símbolo de seu compromisso e ainda assim conseguirá fazer o seu trabalho sem nenhuma preocupação, com as mãos livres. Além disso, a aliança no colar também fica mais próxima ao coração.

4 – Pode danificar as joias
Embora diversas pessoas tenham o hábito de dormir com o anel ou aliança de casamento, o ideal é sempre tirar antes de se deitar. Em primeiro lugar, você pode se mexer e acabar batendo o anel na parede ou cama. Além disso, corre o risco do anel ficar preso no lençol e rasgar o tecido.

Embora muitas pessoas tenham o hábito de dormir com o anel de noivado, ou com a aliança de casamento, o ideal é sempre tirá-los antes de se deitar. Em primeiro lugar, você pode se mexer e bater o anel contra o batente da cama ou contra a parede. Além disso, alguma parte do anel pode prender no lençol e rasgar o tecido.

Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.

Dependendo do material, a aliança ainda pode ser afetada pela água salgada e também pela areia da praia. Além disso, se não estiver bem firme no dedo, corre o risco de perdê-la em um mergulho no mar ou na areia.

Ou seja, segundo a lei brasileira, neste contexto a ideia é de presente condicionado. Assim, o anel presenteado deve ser devolvido, se for solicitado por quem ofereceu, pois a finalidade principal da aliança de noivado foi desfeita.

Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.

Mito! Muitos dizem que perder as alianças de casamento pode significar que o relacionamento está prestas a acabar, ou que isso pode dar azar para o casal. Mas a verdade é que essas coisas acontecem, ainda mais quando a aliança está apertada, ou incomodando no dedo por algum outro motivo.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

No século IX, acreditava-se que a veia que passava por este dedo seguia direto para o coração. Por isso a tradição cristã escolheu este ponto do corpo humano para amarrar o compromisso da união amorosa.

Os dez sinais que mostram que ele ainda é obcecado pela ex

  • Eles saem sozinhos… ...
  • Ele está constantemente enviando mensagens de texto pra ela para compartilhar todos os seus grandes acontecimentos na vida, como promoções e etc. ...
  • Você sente como se ele tivesse algo no relacionamento com ela que ele não tem com você.

A aliança é colocada no dedo anelar da mão direita. O anel de noivado e a aliança de casamento são usadas no dedo anelar, e a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia ou nervo que tem uma ligação direta ao coração.

Gênesis – Capítulo 9: A primeira menção à palavra.
E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele: eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. A primeira vez que aparece a palavra aliança, se refere a um acordo de preservar a vida na Terra.