Porque não pode beber tomando metronidazol?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Segundo a dermatologista Samantha Enande, o consumo de álcool é, de fato, contraindicado nessas situações.

Efeitos adversos do metronidazol e tinidazol
Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.

Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais e manter o tratamento durante a menstruação(1,2).

Após a administração de uma dose única de 500 mg de metronidazol, o nível plasmático médio é de 10 µg/ml, uma hora após a administração. A meia-vida plasmática é de 8 -10 horas.

Por exemplo: Metronidazol; Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole, Griseofulvin. Outros antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também não devem ser tomados com álcool pelo perigo de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.

Há contudo antibióticos que não podem de forma alguma ser tomados com a ingestão de álcool. São eles Metronidazol, Tinidazol e cefotetan/cefoxitina, bem como, por razões de segurança o Bactrim (Sulfametoxazol+Trimetoprim).

Seu médico sempre irá passar a orientação precisa se o medicamento prescrito perde a eficácia ou não com a ingestão de bebidas alcoólicas. A maioria dos remédios contra infecções não sofrem interações com o álcool e no momento da consulta você pode tirar as dúvidas com o seu médico.

Para evitar a ocorrência do efeito dissulfiram, o paciente deve estar há pelo menos 72 horas sem tomar os antibióticos para poder consumir qualquer bebida alcoólica.

Logo, quem está com candidíase deve se abster do consumo de bebidas alcoólicas caso queira uma recuperação mais rápida.

Não, você pode comer e beber normalmente enquanto estiver usando os tratamentos para candidíase Gino-Canesten® (clotrimazol).

Metronidazol é um medicamento anti-infeccioso indicado para o tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites e outras infecções.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum.

Contraindicação do Metronidazol Comprimido – Prati-Donaduzzi
Este medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto.

Para que serve o metronidazol
“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).

Metronidazol é um anti-infeccioso, então, apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microorganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária. A absorção máxima ocorre entre 1 a 2 horas.

Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.