Porque não pintar em dia de chuva?

Perguntado por: aandrade7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

É possível pintar em dias de chuva? Sim, mas, o mais importante de saber é que os dias chuvosos prejudicam principalmente a secagem do produto! A umidade do ar certamente estará mais alta do que em dias de sol, propiciando, assim, o aparecimento de bolhas.

Escolha preferencialmente o período da manhã para a pintura; Se durante a pintura da parede externa, ocorrer a chuva, cubra com uma lona para que a chuva não caia diretamente sobre a tinta; No caso de aplicar a massa corrida para preparar a parede externa para a pintura, analise se a umidade do ar está alta.

Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes. Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.

De acordo com grandes fabricantes de tinta, devemos evitar a pintura quando a umidade relativa do ar for superior a 85%. A recomendação é super válida, já que muita umidade impacta negativamente na qualidade da aplicação. A dica também vale para dias em que a temperatura fica abaixo de 10º ou acima de 40º.

O tipo de tinta para parede impermeável mais comum é o branco, uma cor bastante comum para área externa, por ser um tom neutro. Mas o branco base pode ser tonalizado com: outra tinta que deve ser a base de água para que uma dilua na outra; um corante para tinta de parede também a base de água.

1- Fique de olho na umidade relativa do ar
Na verdade não é chuva ou o sol que define o dia ideal para a pintura. As grandes marcas fabricantes de tintas recomendam que se evite pintar a casa quando a umidade relativa do ar for superior a 85% e a temperatura esteja abaixo de 10º ou acima de 40º.

O vento costuma trazer poeira, que impregna na pintura e a estraga, e pode até mesmo criar bolinhas. Evite pintar a fachada se houver ventania e, no caso de áreas internas, feche as janelas que produzem corrente de ar.

Chuvas inesperadas podem ocorrer em qualquer estação e prejudicar o serviço. Portanto, programe a pintura externa em uma semana em que não haja previsão de chuva. Desta forma, a tinta seca mais rápido e qualquer retoque necessário também tem secagem acelerada.

Geralmente, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de uma a três horas; entre demãos, cerca de quatro horas; para o resultado, entre quatro e oito horas. Fazer o processo no tempo adequado garante mais facilidade de execução e pintura sem imperfeições.

É possível pintar em dias de chuva? Sim, mas, o mais importante de saber é que os dias chuvosos prejudicam principalmente a secagem do produto! A umidade do ar certamente estará mais alta do que em dias de sol, propiciando, assim, o aparecimento de bolhas.

O sucesso da pintura está vinculado a umidade do ar e a temperatura. Importante escolher dias em que a temperatura se mantenha entre 10°C e 40°C e que a umidade do ar não seja superior a 85%.

Suas funções são, basicamente, uniformizar a superfície e impedir que a alvenaria absorva a tinta — situação muito comum em paredes novas, pois costumam possuir alto poder de absorção.

30 minutos

Tempo de Secagem: a tinta acrílica, após aplicado o toque, demora 30 minutos para secagem.

Por fim é possível dizer que a pintura leva, aproximadamente, dois dias.

Isso ocorre porque uma composição diferente pode implicar na incompatibilidade de materiais e gerar rugas na pintura. Então atente-se: se for pintar com esmalte sintético, lembre-se da limpeza e de verificar o produto a ser utilizado.

A secagem ao vento pode provocar bolinhas, ainda”, adverte o pintor Paulo Gomes. Evite pintar a fachada se houver ventania e, no caso de áreas internas, feche as janelas que produzem corrente de ar.

5 dicas para pintar a casa no inverno

  1. PRESTE ATENÇÃO NA UMIDADE RELATIVA DO AR E TEMPERATURA. ...
  2. USE PRODUTOS DE QUALIDADE. ...
  3. MANTENHA A VENTILAÇÃO CORRETA QUANDO PINTAR UM CÔMODO FECHADO. ...
  4. TENTE NÃO COMPRIMIR O ROLO DE TINTA CONTRA A SUPERFÍCIE. ...
  5. FAÇA O RETOQUE DA PINTURA NORMALMENTE.

Água da chuva direto na parede
Esse problema acontece quando a casa não tem um beiral de proteção (pingadeira) ou se ele é muito pequeno. A falta de uma calha para receber a água da chuva também causa a infiltração, que nesse caso costuma aparecer no meio da parede e se espalhar pelas laterais e cantos.

A linha Coral Proteção Sol & Chuva forma uma película impermeabilizante em paredes externas, prédios e muros, que resiste a intempéries. E o produto ainda rende muito. Com uma lata, é possível pintar até 200 m² por demão.

De maneira bem geral, um comércio (e outros locais coletivos) devem ser pintados anualmente ou de 2 em 2 anos. Imóveis residenciais, a cada 3 ou 4 anos.

O sereno afeta a pintura
Esse que parece tão simples, mas pode alterar permanentemente a pintura de seu carro, se você deixá-lo muito exposto. Isso acontece porque a pintura se desgasta e pode manchar devido à alterações de temperatura.