Porque não perco peso na balança?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro.

Essa fase em que o peso fica estacionado é chamada “efeito platô”. Como explica a nutricionista Priscila Lima, isso ocorre porque o metabolismo se acostuma a nova rotina e passa a não responder mais aos novos hábitos alimentares e às atividades físicas com a mesma intensidade de antes.

A balança só te mostra o peso, mas não informa nada sobre de onde vieram os quilos. Por exemplo, você pode ter tido uma diminuição da gordura corporal e um ganho de massa muscular, entretanto o peso continuará sendo o mesmo.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Além disso, será que existe um horário certo para se pesar? A especialista conta que o ideal é fazer a pesagem logo ao acordar, em jejum, e após ir ao banheiro, pois dessa forma é possível que a pessoa tenha um reflexo mais fiel do número na balança.

São elas:

  • Fase ativa da perda de peso. É a fase em que a perda de peso ocorre efetivamente é há grande motivação gerada pelo peso na balança. ...
  • Fase de efeito platô Essa segunda fase ocorre até um ano após o início da perda de peso. ...
  • Fase de manutenção ou reganho.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

O ideal é procurar um endocrinologista se você suspeita que seja isso que esteja atrapalhando sua perda de peso. Sim, apesar de não ter nada a ver com a sua alimentação, o stress está diretamente ligado à sua dificuldade em perder peso.

Principais hormônios para o emagrecimento

  • Hormônios da tireoide. Entre os principais hormônios para o emagrecimento estão os da tireoide, que se relacionam diretamente com o metabolismo do corpo. ...
  • Cortisol. ...
  • GH entre os hormônios para o emagrecimento. ...
  • Grelina. ...
  • Leptina. ...
  • Insulina é um dos hormônios para o emagrecimento.

Procure um profissional da saúde para avaliar se você possui alguma disfunção hormonal que pode estar afetando o seu processo de emagrecimento.

Como saber se a balança está marcando o peso certo? Teste a balança antes de começar a usá-la. Use um pacote de arroz, por exemplo, e veja quantos quilos está marcando. Se for o mesmo indicado no rótulo do produto, ótimo, caso contrário terá o valor do erro de calibragem.

Diversos fatores podem prejudicar o funcionamento do aparelho, como um piso desnivelado e até mesmo a umidade caso ele seja colocado no banheiro. A bateria da balança também deve ser verificada porque, caso esteja fraca, pode também mudar o resultado.

Fatores que fazem o peso variar ao longo do dia

  • Descontrole ou variações hormonais;
  • Fase do ciclo menstrual (especialmente durante a TPM);
  • Tempo prolongado em jejum;
  • Retenção de líquido (pouca ingestão de água ou consumo exagerado de alimentos ricos em sódio);
  • Prática de exercícios ;
  • Prisão de ventre (constipação).

Você perceberá que há mais força muscular nas pernas, abdômen e também na sua capacidade cardiorrespiratória. Se anteriormente era improvável levantar um determinado peso, subir pela escada até seu apartamento ou terminar uma série de exercícios, e agora que consegue, realmente, você está emagrecendo!

De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.

7 formas eficientes para queimar gordura corporal

  1. 1- Coma mais proteína. ...
  2. 2- Não tenha medo da gordura. ...
  3. 3- Treine com cargas maiores. ...
  4. 4- Diminua o descanso entre as séries. ...
  5. 5- Faça HIITs. ...
  6. 6- Consuma alimentos termogênicos. ...
  7. 7- Faça exercícios de peso livre.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.