Porque não percebemos quando dormimos?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.

O que acontece durante o sono REM é que o cérebro transfere memórias de curto prazo armazenadas no córtex motor para o lobo temporal, onde se tornam memórias de longo prazo. “Praticar durante o sono é essencial para uma posterior boa performance,” James B.

Portanto, sem dormir, o instituto alerta que a pessoa pode não formar ou manter os caminhos no cérebro que lhe permitem aprender e criar novas memórias. Fora isso, também fica mais difícil se concentrar e responder rapidamente às diferentes situações do dia a dia.

Acredita-se que o sono REM desempenha um papel fundamental no processamento de experiências emocionais da vida acordada, contribuindo fortemente para a consolidação da memória emocional, segundo diz o artigo O papel funcional do sonho nos processos emocionais, uma revisão da literatura acadêmica publicado na revista ...

Antes de dormir tudo é possível e palpável. Ao acordar, a realidade faz questão de comprovar que aquelas reflexões da noite anterior não passam de devaneios. São pensamentos tão prazerosos que o ser humano acaba se deixando levar pela imaginação. É praticamente um sonho acordado.

De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.

O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.

Mas é verdade que temos menos chances de espirrar durante o sono. Isso porque deixamos de estar expostos ao que pode causar os espirros. Isso se você for uma pessoa limpinha e dorme em um ambiente livre de ácaros, poeira, fungos e mofo.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

O ser humano demora entre 15 a 30 minutos a adormecer, mas, curiosamente, a maioria das pessoas tem a percepção de que demora mais tempo do que na realidade acontece. Para prevenir insónias é fundamental não permanecer na cama mais do que cerca de 30 minutos, para que o corpo não se habitue mal.

7-9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Com décadas de pesquisas sobre o assunto, cientistas concluíram quantas horas devemos dormir para que o corpo consiga recuperar suas energias para mais um dia. A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia1.

Apenas uma noite sem dormir é o suficiente para desestabilizar sua saúde física e mental diária. Além disso, passar consecutivas noites em claro aumenta esses impactos negativos, segundo estudo publicado na semana passada na revista especializada Annals of Behavioral Medicine.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Podemos estar sonhando pouco antes de despertar - mas nossas rotinas matinais acabam nos impedindo de lembrar. Muitas vezes acordamos sobressaltados com o despertador, o que provoca um pico em nossos níveis de noradrenalina - e, consequentemente, dificulta a retenção dos sonhos.

Pode estar relacionado ao estresse, a ansiedade ou a depressão. Pode não ser nenhuma destas opções. É muito importante que você busque uma avaliação de um(a) psicologo(a) ou psiquiatra para saber o que esta acontecendo.