Porque não jantar emagrece?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como:

  • Otimização da função celular e de regeneração.
  • Controle da fome.
  • Melhora do foco e concentração.
  • Permite ao corpo utilizar o tecido adiposo como fonte principal de energia.

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada

  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

- Deixar de jantar pode comprometer o sono. Durante o sono o organismo também queima calorias e por isso necessita de nutrientes para se manter funcionando bem. Devido à ausência de alimento, ocorre a escassez de energia e o corpo não repousa como deveria.

Comer à noite engorda mais em comparação ao período diurno pelo simples fato do metabolismo estar lento, o que influi na pouca queima de calorias. Fugir do mau humor é realmente difícil e descontar na comida parece o único meio para se sentir melhor.

Receitas de pratos saudáveis para comer à noite

  1. Sopa de legumes em creme. Nutritivas e fáceis de fazer, as sopas, além de trazerem aquela sensação de conforto ao final do dia, podem contar com uma infinidade de sabores. ...
  2. Vegetais assados. ...
  3. Crepioca. ...
  4. Espaguete de Abobrinha. ...
  5. Arroz de couve flor.

às 15h

Um estudo publicado na revista JAMA, nessa segunda-feira (8/8), traz uma indicação surpreendente para pessoas que desejam perder peso. O horário ideal para o jantar seria às 15h, de acordo com o levantamento.

Apenas comer pouco não ajuda a emagrecer. Para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome, a fim de que o excesso não seja armazenado no organismo em forma de gordura. As atividades físicas favorecem o aumento de massa muscular, acelerando o metabolismo e a queima de células de gordura.

Quem tem o desejo ou até mesmo a necessidade de emagrecer vive com aquela velha dúvida: Afinal, comer durante a noite engorda ou não? A ciência nunca constatou nenhum problema em comer a noite porque, afinal, as calorias ingeridas são as mesmas de qualquer outro horário.

O que jantar para emagrecer?

  1. Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  2. Fontes de proteínas vegetais;
  3. Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  4. Frutas com menor teor de açúcar;
  5. Bebidas vegetais sem açúcar;

Mas você já se perguntou quantas calorias equivalem a 1 quilo (kg) de gordura? A resposta é simples. Para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Digamos que sua necessidade diária de calorias, ou seja, seu metabolismo basal, é de 2.200 calorias.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolvem a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

Se ela se alimenta bem durante todo o dia, não vai ser o jantar responsável por ela engordar”, afirma a nutricionista Naiara Belmont, que atua com foco em comportamento alimentar. Para ela, a refeição da noite só é capaz de engordar quando for consequência de uma alimentação desequilibrada.

O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão. Consomem alimentos gordurosos, ricos em carboidratos refinados e gorduras ruins, como pizza, lanches”, explica.