Porque não há crocodilos no Brasil?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Portanto, não há crocodilos no Brasil em função das espécies da família Crocodylidae não terem conseguido chegar até o continente americano e reproduzir-se. Esse espaço é ocupado pelos jacarés, distribuídos em cinco espécies: o jacaré-negro, jacaré-açú, jacaré do papo amarelo e dois tipos de jacaré-coroa.

Terror das Águas

Conhecido como o "Terror das Águas", o maior crocodilo brasileiro, que atingia até 7 metros de altura, foi encontrado em um canteiro de obras na zona rural de Monte Alto.

Além disso, os jacarés só são encontrados em algumas partes dos Estados Unidos e no leste da China. Já os crocodilos são encontrados em mais regiões, como África, Austrália, Ásia, América do Norte, América do Sul e América Central.

Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré.

O crocodilo-do-nilo lidera o ranking com uma mordida que pode chegar a 5000 PSI ou inacreditáveis 2267 kg de força. Essa espécie vive em diversas regiões do continente africano e não tem potência para mastigar suas presas, arrastando elas para dentro da água e girando o próprio corpo para romper a carne.

Em nosso país, não são encontrados crocodilos, portanto, todos os répteis desse porte existentes aqui são jacarés. Crocodilos são muito comuns na África, Ásia e Oceania.

água salgada

Os crocodilos mais perigosos são os de água salgada e do Nilo, que são facilmente provocados e não demonstram medo em relação aos humanos.

crocodilo-de-água-salgada

Após a morte do crocodilo Lolong, em 2013, o crocodilo-de-água-salgada conhecido como Dominator se tornou o maior crocodilo em registro. Com 6,1 metros de comprimento e aproximadamente 1 tonelada, Dominator tem quase a mesma massa de um pequeno hipopótamo.

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)
Mais um na lista dos animais perigosos da Amazônia está o jacaré-açu. É uma espécie do gênero Melanosuchus que sobreviveu. O corpo pode chegar a medir até 6 metros de largura e tem uma coloração preta quase sempre uniforme, estando entre os maiores crocodilos do mundo.

Os jacarés apresentam o focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos apresentam escamas no ventre, chamados de poros glandulares, que os jacarés não têm.

Um macho de 8,6 metros foi morto pela polonesa Krystina Pawloski no rio Norman, no estado de Queensland, na Austrália, em 1957. Apesar dos relatos oficiais da época, muitas pessoas ainda hoje não acreditam que o réptil tivesse tal tamanho. "Com certeza, é apenas photoshop", escreveu um usuário.

De acordo com a National Geographic, os crocodilos de água salgada, ou “salgados”, como os australianos carinhosamente se referem a eles, têm uma enorme variedade de habitats, povoando as regiões salobras e de água doce do leste da Índia, sudeste da Ásia e norte da Austrália.

O crocodilo-de-água-salgada é encontrado no norte da Austrália e nas ilhas do sudeste da Ásia. Esse é o maior réptil que vive atualmente na Terra e são eles que costumamos chamar de crocodilo gigante.

Com 6,1 metros de comprimento e aproximadamente uma tonelada, Dominator tem quase a mesma massa de um pequeno hipopótamo. Esse réptil gigante, assim como muitos outros da espécie, vivem no Rio Adelaide, ao Norte da Austrália.