Porque não falamos uma só língua?

Perguntado por: oferreira3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

(1) Porque as línguas foram surgindo nas várias regiões do mundo de forma independente. Algumas têm a mesma origem, como o hindu, o sueco, o inglês e o português. Elas vieram de uma grande língua comum, chamada proto-indo-europeu, que há milhares de anos era falada na Ásia.

Significado de Monolinguismo
substantivo masculino Situação da pessoa que fala apenas uma língua ou de um país onde apenas uma língua é falada: o Brasil não é um país onde impera o monolinguismo, há diversas outras línguas pouco divulgadas. Etimologia (origem da palavra monolinguismo).

Depois de anos, os seres humanos sentiram a necessidade de migrar para outros lugares e, com isso os idiomas criados, foram se misturando. Ainda não foi possível descobrir a primeira língua e como surgiu, pois todos os idiomas falados atualmente são originados de outros mais antigos.

Quando aprendemos uma segunda língua, o que ocorre na verdade é uma troca de informações entre os hemisférios direito e esquerdo. Isso acontece pois, durante o processo de aprendizado, precisamos ativar diferentes áreas do cérebro para acessar os elementos que compõem uma língua: sintaxe, fonética e morfologia.

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.

Deus, irritado com a prepotência das pessoas, confunde a língua delas para que não se entendam mais e espalha as línguas pelo mundo.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

É uma expressão usada quando duas pessoas conversam, mas as opiniões não se batem.

Português brasileiro, a língua que falamos.

A segunda língua é aquela que o estudante aprende no país em que ela é falada oficialmente. Um brasileiro estudando inglês em Londres aprende esse idioma como segunda língua, por exemplo. A experiência desse estudante é completamente diferente daquele que está fazendo um curso de inglês em seu país de origem.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

língua acádia

Com o registro mais remoto datado do século 14 antes da Era Moderna – AEC (o que o calendário cristão costuma chamar de Antes de Cristo), a língua acádia, também chamada de acadiano, é o idioma mais antigo de que se tem conhecimento.

Inglês

1. Inglês (1.268 milhões de falantes) Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje.

A resposta curta para essa pergunta é não, não funciona. A atenção é um fator fundamental para aprendizagem, principalmente para aprendizagem de conceitos abstratos.

Pesquisas têm mostrado que o órgão apresenta capacidade de se adaptar à medida que aprendemos coisas novas, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade. Ou seja, nós continuamos aprendendo ao longo de nossas vidas, especialmente se explorarmos as muitas maneiras de estimular o cérebro no aprendizado.

“Nós falamos para nos comunicar uns com os outros. E para aprender a falar, basta que a criança conviva com pessoas que falam alguma língua. Ela aprende espontaneamente a usar a língua que é falada em sua família.