Porque não existe o Prêmio Nobel da Matemática?

Perguntado por: zparaiso3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Nobel saberia que, se houvesse esse prêmio em Matemática, Mittag-Leffler poderia usar sua influência junto à Academia Real Sueca de Ciências para ser o seu primeiro ganhador. Para evitar que tal coisa acontecesse, Nobel não teria permitido que essa premiação fosse concedida à Matemática.

medalha Fields

A medalha Fields, comparada ao prêmio Nobel, pela importância, é entregue a cada quatro anos a matemáticos de até 40 anos de idade. Em cada edição, são premiados de dois a quatro pesquisadores destacados.

Duas pessoas não puderam receber o prêmio em vida, sendo elas, Carl von Ossietzky, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1935 enquanto ele estava preso na Alemanha como prisioneiro político desde 1933, [196] e Liu Xiaobo, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2010, enquanto ele e sua esposa estavam em prisão na China.

Einstein só viria a receber o Prêmio Nobel em 1922, mas não pela teoria da relatividade, e sim por uma descoberta menos revolucionária, mas também com grandes implicações científicas e tecnológicas: o efeito fotoelétrico.

As razões para o título dado em reconhecimento a figuras ilustres de diversos campos de conhecimento foram as contribuições do cientista à física teórica, especialmente sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o “Nobel da Matemática”, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) recebeu uma série de prêmios e honrarias em sua homenagem. Em 1922, foi premiado com o Nobel de Física de 1921, "por seus serviços à física teórica e, especialmente, pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico".

Os laureados recebem uma quantia em dinheiro, proveniente pela Fundação Nobel, uma medalha e um diploma. O valor do prêmio nesta edição chega a 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil dólares). A entrega de fato do prêmio está marcada para 10 de dezembro, em Estocolmo (Suécia).

Em 121 anos, mais de 900 pessoas receberam o prestigioso prêmio Nobel por suas valiosas contribuições à ciência, à literatura e à paz.

Ensaio sobre a Cegueira

É publicado em 1995 e tem como título “Ensaio sobre a Cegueira”.

Fields só é entregue a cada quatro anos a matemáticos de até 40 anos de idade. O objetivo da horaria é reconhecer e apoiar jovens pesquisadores matemáticos, que contribuíram para este campo da ciência. Ao todo são premiados de dois a quatro pesquisadores por edição.

Nobel de Física: descoberta de equipe do brasileiro César Lattes foi premiada em 1950.

Na verdade, ao longo dos 121 da história do prêmio, nenhum brasileiro foi laureado. Por isso, o R7 pensou em sete nomes que poderiam ter ganhado a honraria. Globalmente, o Nobel de Literatura é criticado por ser muito focado na Europa e América do Norte.

Malala Yousafzai

Em 2014, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e tornou-se a pessoa mais jovem a obter a ser consagrada. A luta da ativista é pelo direito à educação de meninas e mulheres.

Uma rápida pesquisa no Google nos mostra que é corriqueiro o questionamento sobre o porquê da ausência de prêmios ao país e as explicações, principalmente quando falamos de ciência, giram em torno da falta de investimentos – ou a má aplicação deste orçamento já apertado.

O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira(5) com o Nobel de Química ao lado de outros dois cientistas, é a quinta pessoa a receber duas vezes o prêmio.

O Prêmio Nobel surgiu da vontade de Alfred Nobel, um cientista e inventor sueco que se enriqueceu com patentes, sobretudo de explosivos que foram criados por ele. Entre os explosivos inventados por Nobel, está a dinamite, sua invenção mais famosa.

Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Gandhi iniciou um jejum no dia 13 de janeiro de 1948, em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 do mesmo mês, uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido.