Porque não existe leão no Brasil?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Essa espécie, que é originária da África e Ásia (e ainda está ameaçada de extinção), não é prioridade para a capital, de acordo com o Plano de Populações. O animal é classificado como exótico, já que não faz parte da fauna brasileira.

A maior parte dos leões que hoje vive na natureza são encontrados nas savanas da África e demais regiões semi-desérticas. Ele já foi extinto de muitas áreas de florestas da Ásia e Europa. Eles vivem em grupos de até 40 indivíduos, sendo em sua maioria fêmeas, lideradas pelo macho alfa.

Unicamente nesses países, além de Tanzânia, Quênia, Moçambique e Zâmbia, há grupos de mais de 500 leões adultos, considerados as “fortalezas” desses felinos.

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

Em todo o país, atualmente, existem 17 girafas. O casal da espécie que vivia no antigo zoológico do Rio morreu há 7 anos. O Bioparque da Quinta da Boa Vista não tem girafas. Em 14 de dezembro, três das 18 girafas que estavam no resort em Mangaratiba escaparam de um local onde elas estavam tomando sol.

A contribuição mensal pode variar de R$ 20,00, no caso da adoção de uma coruja, até R$ 300,00, no caso de um tigre ou um leão. O interessado também poderá adotar o setor completo, o que irá englobar todos os animais ali exibidos, diminuindo o custo por animal.

"Esse é o maior felino da América e depois de adulto é muito perigoso para as pessoas, por isso não deve ser criado como animal doméstico. Esse animal é fatal", esclarece.

É possível domesticar um tigre? - Quora. Teoricamente é até possível, mas isso não muda o fato de que o tigre é um animal que pode matar um ser humano com a maior facilidade do mundo e que pode te atacar ao menor descuido teu.

O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

Distribuição geográfica: Ocorre em quase todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa. Habitat: A onça-pintada pode habitar diferentes tipos de ambientes, de florestas tropicais a regiões semi-desérticas.

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real. Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar.

A onça-pintada é o maior carnívoro da América do Sul, o terceiro maior felino do mundo e o único representante do gênero Panthera (que inclui leões, leopardos e tigres) no continente americano.

Como é a vida noturna dos leões. Dentro da escuridão, o rugido paralisa animais a quilômetros de distância. Até as grandes manadas silenciam. Sob a lua, os leões machos rugem e vigiam o seu território na gigantesca cratera de Ngorongoro, sudeste da África, enquanto as fêmeas e os filhotes brincam e se exercitam.

A distribuição do leão-americano é heterogénea na América do Norte. São conhecidos exemplares no Alasca e Yukon, Califórnia e Flórida, mas aparentemente a espécie não chegou a colonizar a costa leste do Canadá e a zona nordeste dos Estados Unidos.

São animais exóticos de grande porte que chamam atenção sempre, mas não tem elefantes no Brasil, temos que conservá-lo na natureza, lá na Ásia, na África, onde estão extremamente ameaçados.