Porque não é um ditongo?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Não é um ditongo porque representa o encontro de duas vogais na mesma sílaba.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

Um ditongo ocorre quando há o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba, originando uma sequência de sons vocálicos (encontro vocálico). A vogal apresenta sempre um som mais forte e nítido, sendo o núcleo da sílaba. A semivogal apresenta um som mais fraco e menos nítido, acompanhando a vogal.

Diferença entre ditongo e hiato
Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. Alguns exemplos de ditongo são: Beijo. Causa.

Palavras como queijo e toquei não formam tritongo porque não temos nas mesmas os três sons vocálicos. Notem que a vogal u não é pronunciada. Assim como as palavras meia, teia e feio igualmente não são tritongo, pois os três sons vocálicos não se encontram na mesma sílaba.

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

Resposta verificada por especialistas. A palavra que não contém ditongo é arara. O ditongo é um encontro vocálico, ou seja, ocorre quando existem duas vogais juntas na mesma sílaba de uma palavra.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Quando a vogal não tiver o som pronunciado, não há encontro vocálico. Exemplo: na palavra “QUEBRAR”, a letra “U” não tem som, portanto, não há encontro vocálico.

Combinação de uma vogal e de uma semivogal (i e u) que se pronuncia numa só emissão de voz. Os Ditongo podem ser: a) Decrescente: encontro de vogal com semivogal; pode ser oral (lei, mal, mau, véu) ou nasal (amam, amem, não, também).

Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba. “Papai” (pa-pai), por exemplo, apresenta um ditongo: numa única sílaba, temos a vogal “a”, pronunciada de forma mais intensa, tônica, seguida da semivogal “i”, pronunciada com menos intensidade que a vogal, mais átona.

Conforme dissemos, o ditongo é uma excelente forma de compreender regras de acentuação gráfica das palavras. Os ditongos abertos nos remetem a um som mais amplo. Em contrapartida, os ditongos fechados nos mostram um som mais pesado.

DITONGO: quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba. Ex: PEIXE. SAUDADE.

Os ditongos nasais são sempre pronunciados com timbre fechado. Exemplos de ditongos nasais: ão, ãe, õe, am, an, em, en, ãi, ui (apenas em muito).

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

Resposta verificada por especialistas
A palavra "geladeira" é um ditongo, pois a vogal "e" e a vogal "i" são pronunciadas na mesma sílaba: "ge-la-dei-ra".

Os chamados "falsos hiatos" ocorrem quando há uma sequência de vogal, semivogal e vogal, como nos grupos aia, eia, oia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uio, uiu, aua, aue. Por exemplo: samambaia, feia, boia, imbuia, etc.

Tipos de ditongo

  • Ditongo crescente. O primeiro tipo que veremos é o ditongo crescente. ...
  • Ditongo decrescente. Agora, falaremos sobre o ditongo decrescente, que é o exato oposto do tipo que vimos anteriormente. ...
  • Ditongo aberto e fechado. ...
  • Ditongo oral e ditongo nasal.