Porque não devo manter contato com o ex?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Segundo o especialista, manter contato pode prejudicar os futuros relacionamentos. “A desconfiança é inevitável. A outra pessoa vai saber que já aconteceu um envolvimento muito forte, não há como convencê-lo de que isso não vai acontecer de novo.

Mantendo contato
Se o seu ex-namorado mantém contato frequente com você, isso pode indicar que ele sente falta sua falta e não consegue passar muito tempo longe. Isso inclui o início, por parte dele, de conversas sem razão aparente, a não ser para dizer "oi", seja por e-mail, mensagens, redes sociais ou telefonemas.

Por um, um bom e simples motivo para não voltar com o ex é ter em mente que existe no mundo muita gente interessante e que realmente combina com você. Estar aberta a novas e diferentes possibilidades é fundamental para não ficar presa ao passado ou repetir erros que comprometem a autoestima e a felicidade.

O normal é esperar de 30 a 90 dias, mas o tempo exato depende de você. Não há regras definidas quando o assunto é se recuperar do fim de uma relação difícil; se ainda não se sentir pronto após um, dois, seis meses ou mais, continue sem contato com o ex.

Ligue ou envie uma mensagem alguns dias após o término do relacionamento dizendo que não vai falar com a pessoa por um tempinho. Escreva, por exemplo, “Acho que não devemos conversar por um tempo” ou “Preciso ficar um pouco sozinha”.

O que ele sente no contato zero? – Entenda que o contato zero é para acalmar os ânimos, e também fazer ele sentir como é estar longe de você. Ele vai sentir como é a vida longe de você, e por isso, é importante seguir a risca todas as regras do contato zero, do contrário, nada vai adiantar o contato zero.

Gosta de fantasiar
Segundo a empresa norte-americana WebMD, que dá informações relacionadas à saúde e ao bem-estar humano, os homens passam muito tempo a pensar em sexo – cerca de 19 vezes ao dia. Por essa razão, o facto de lhe ter mandado mensagem é porque a considera atraente.

É difícil dizer quanto tempo leva para que o ex sinta a sua falta. Há casos em que após algumas horas ou dias ele se arrependa do que fez e já começa a sentir falta, enquanto em outros casos o ex vai sentir essa falta após uma ou duas semanas, por exemplo. A verdade é que todos eles sentem falta, mesmo que minimamente.

Voltar é seguir na mesma estrada, da mesma forma, com a mesma pessoa e, mesmo assim, desejar chegar em um lugar diferente. Voltar é repetir, voltar é aceitar menos por não entender que se merece mais. Recomeçar é a fé no novo, é ter esperança de que algo melhor ainda possa advir dessa relação.

Reatar a relação só é saudável quando as falhas do próximo não ferem os seus princípios e ideais. Se você perceber que não dá conta, e mesmo assim voltar apenas pelos sentimentos, existe a grande possibilidade de cair nos mesmos erros”, afirma a psicóloga.

Como evitar recaídas e superar o(a) ex

  1. 1 — Olhe para a relação como ela, de fato, era. ...
  2. 2 — Não tenha medo de estar sozinha. ...
  3. 3 — Traga seus sonhos de volta para si. ...
  4. 4 — Pondere razão e emoção.

Se ele frequentemente faz referências ao passado e parece nostálgico ou sentimental, pode ser um indício de que ainda há sentimentos presentes. Reações emocionais: observe as reações emocionais de seu ex quando está perto de você ou quando assuntos relacionados a você são mencionados.

O bloqueio é o primeiro passo para que você possa negligenciar esse sentimento e seguir em frente. Você não pode ser alguém estagnado, sendo aquele tipo de pessoa que meramente vê outras pessoas vivendo suas vidas. Com isso, temos que bloquear. É, sim, a primeira opção.

Os participantes que se separaram ativamente tiveram uma média de 11,7 meses de saudade do amor, enquanto aqueles que foram abandonados lamentaram 14,1 meses. Casais que concordaram mutuamente em se separar sofreram uma média de 10,5 meses, de acordo com o estudo.

O que não fazer durante o contato zero? 5 regras!

  1. Não mandar mensagens. No contato zero é preciso se afastar completamente do seu parceiro e isso inclui também mensagens. ...
  2. Não quebrar o contato zero. ...
  3. Aproveitar o tempo para refletir. ...
  4. Não se envolver com outra pessoa. ...
  5. Não sair falando do relacionamento e espalhando o término.

Manter um vínculo por meio das redes sociais pode gerar uma falsa esperança de retorno, trazer mais sofrimento — ao ver as coisas que o ex está fazendo -, e ainda gerar maior dificuldade na elaboração desse rompimento.” Hitala aconselha dar um tempo ao ato de perseguir o ex.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Porque pensamos no ex? Culpa: outra razão pela qual se continua a pensar no ex é a culpa. Embora não se tenha feito nada de ruim durante o namoro, a pessoa se culpa pela separação. Arrependimento: sempre existe um 'e se' e muitas vezes a lembrança do ex se faz presente porque se pensa no como teria sido 'se'.

Começar a conversar de novo com seu ex ajudará você a seguir em frente ou a reatar. Depois de 30 a 60 dias sem nenhum contato, talvez você esteja pronto para começar uma conversa com ele. Isto ajuda a conseguir encerrar o ciclo, começar uma amizade ou fazer o romance renascer.

Evite o contato. Não procure seu ex e nem insista que tenham uma última conversa, mesmo se achar que precisa encerrar a situação de forma mais adequada. Seja qual for o motivo, se ele não quiser conversar, deixe-o em paz. Você se arrependerá se declarar todos os sentimentos por alguém que não se importa mais com você.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.