Porque não devemos parar de orar?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A oração exercita o espírito, que por sua vez é fortalecido por meio de tal exercício. A negligência na oração seca o homem interior. Nada pode substituí-la, nem mesmo a obra cristã. Muitos estão preocupados com a obra, e concedem pouco tempo à oração.

É muito comum ouvir de pessoas que oram relatos de que sentem-se mais aliviadas, calmas e seguras durante e após o ato de orar. Muitas pessoas podem pensar que isso esta relacionado apenas com a crença. Porém, mais do que isso, nosso sistema neurológico também é afetado pelas nossas crenças.

A oração é como compartilhamos nossos pensamentos, perguntas, emoções e necessidades com Ele. Se Ele nos convida a orar, é razoável e lógico que esperemos que Ele responda da maneira que Ele sabe que é melhor.

Jesus ensinou a Seus discípulos como orar. Ele disse que algumas pessoas oram só para serem vistas pelos outros. Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram.

Não é errado dirigir orações a Deus com os mesmos pedidos. Ele é a favor da oração persistente, mas condena a vã repetição de palavras. Nunca oraremos demais se nossas orações foram honestas e sinceras. Antes de começar a orar, certifique-se do que pretende dizer.

Durante seu ministério terreno, Jesus orava ao Pai constantemente, inclusive de madrugada (Marcos 1:35). Em uma dessas ocasiões, Ele orou durante a noite inteira (Lucas 6:12).

Permanecer estático e acomodado não é algo que o Deus da Bíblia costuma ordenar a seu povo. Pelo contrário, ele muitas vezes nos abre portas e nos convida a atravessá-las e caminhar rumo a algo novo e desconhecido. Saber reagir ao chamado é a diferença entre viver de acordo com a vontade de Deus ou recusá-la.

Precisamos lutar. Não devemos desistir do que queremos. As adversidades podem acontecer, mas quando Deus quer não há quem o impeça de fazer.

A vontade de Deus é o Seu querer em relação a todas as coisas. Através de Sua vontade Ele decreta e permite cada ação que ocorre na existência do universo. Deus é soberano e nada pode escapar de Sua vontade. Isso quer dizer que nada acontece fora da vontade de Deus.

Dependendo da circunstância, é preciso clamar a Deus, bradar em alta voz, suplicar, implorar, pedir veementemente, derramar-se e prostrar-se Diante Dele. Ele irá nos responder e mesmo que a resposta Dele seja negativa, é uma resposta.

Ele sempre nos ouve quando oramos. A oração diária pode abençoar você, sua família e aqueles por quem você ora. Também pode trazer mais paz à sua vida, ajudá-lo a entender melhor sobre o plano de Deus para você e muito mais.

Orações renovam as nossas esperanças, atribuindo ânimo e trazendo confortos aos desamparados, ela nos ajuda a focar em Deus e Seu poder; através da oração. Ele nos dá a força que precisamos para superar as dificuldades da vida.

Suplicar ou implorar; pedir insistentemente; solicitar com humildade: orava aos anjos; orou a caridade dos homens; orava com devoção. verbo transitivo indireto e intransitivo Discursar; falar publicamente: o presidente orou insistentemente sobre a oposição política.

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

Paulo diz: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Cl 4.2). As cartas de Paulo deixam claro que ele orava o tempo todo, agradecendo ou intercedendo pela vida dos fiéis, louvando a Deus pela obra de Cristo, fazendo súplicas específicas. É dele a recomendação “orai sem cessar” (1 Ts 5.17).