Porque não devemos ligar muitos fios juntos?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

“Quando há vários equipamentos ligados em um benjamin ou T, e todos funcionando simultaneamente, pode haver sobrecarga, um excesso de corrente”, explica. “Isso pode causar um incêndio.”

Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar em um superaquecimento”, explica o engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, Fábio Amaral.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Nunca instale dois aparelhos de naturezas diferentes com corrente elétrica igual ou superior a 10 A em um mesmo circuito. Esse fator resultará em sobrecargas e outros problemas para a instalação elétrica do imóvel”, alerta Delgado.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

O primeiro e mais óbvio motivo de não utilizar um “T” (ou régua) para ligar mais de um eletrodoméstico é o aumento da potência de luz que isso pode causar em sua tomada.

Na mesma linha destes dispositivos estão as extensões e os filtros de linha, que de diferente dos anteriores só tem o nome, pois na maioria dos casos são a mesma coisa. Só que os filtros de linha transformam uma única tomada em 2, 3 até 10.

A tomada é projetada para suportar uma determinada corrente, 10 ou 20 Amperes, ao utilizar o T para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar um superaquecimento. Muitos incêndios residenciais iniciam-se pelo mau uso do T e das extensões de tomadas.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Ele deve estar longe de aparelhos como TV e rádio (para não haver interferências) e geladeira, evitando possíveis choques de calor. A alternativa é posicioná-lo em uma torre de aquecimento, em conjunto de equipamentos como os fornos elétricos.

4. Quantos equipamentos serão ligados a ela. O ideal é conectar apenas um aparelho em cada tomada para não sobrecarregar a rede elétrica, evitar acidentes e prejudicar o funcionamento do seu produto.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes.

Causa Raiz: A faísca é chamada de arco. Quando o plugue está conectado à tomada, ele pode acender porque a área de contato não é suficiente e a corrente elétrica chega até ele.

Fios ou cabos: condutores elétricos com cheiro de queimado, ressecados ou com rachaduras também merecem atenção. Caso isso aconteça, é provável que a instalação elétrica esteja inadequada para as atuais necessidades de consumo.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

20 amperes suporta com 127 volts tá suporta e tá. até. 2540 na produção vai na conta em produção. 2540 vai se for 220.