Porque não dar miojo para bebê?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Mesmo sem usar o tempero, o macarrão também não deve ser consumido por crianças pequenas: ele é rico em gorduras e pobre em nutrientes.

A criança só aceita comer bisnaguinha porque um dia você mãe ou responsável pela alimentação dela ofereceu e não ofereceu outra opção, ou pior, não esperou o hábito alimentar do bebê/criança estar formado com qualidade e isso é até os 2 anos de idade.

Assim, é importante evitar dar doces, como balas, chocolates, sorvetes, leite condensado e bolos. Além disso, muitas balas são pequenas e duras, aumentando o risco de risco de engasgo e sufocamento.

Um Macarrão Instantâneo Integral
Para quem ainda não conhece, há uma versão especial de miojo para o dia a dia: o macarrão instantâneo integral! A marca Levit traz essa opção mais saudável que, além de ser fonte de fibras, é um macarrão instantâneo vegano. E o sabor é de tomate com manjericão.

Sim. O tempero do miojo faz mal porque leva em sua composição o Glutamato monossódico (MSG, sigla em inglês), que é um aditivo responsável por dar gosto ao tempero e ao miojo, que pode fazer mal para a saúde. O MSG pode causar várias reações passageiras como dor de cabeça, enjoo e indisposição.

Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Outras frutas com potencial alergênico
Frutas como o morango e o kiwi também podem acarretar alergias, apesar de serem muito saudáveis. Aguarde até os 8 ou 9 meses para oferecê-las, e então observe como o bebê responde.

Laranja, laranja lima, limão, mexerica, tangerina e outros cítricos. O grupo dos cítricos (laranja, laranja lima, limão, mexerica e tangerina) é considerado um grupo com maior potencial alergênico, por isso, é recomendado esperar mais tempo para introduzi-lo na dieta do bebê.

Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

Macarrão instantâneo é ultraprocessado
Ou seja, “ganham” conservantes, excesso de sódio e ingredientes químicos, que realçam aromas e sabores, mas tudo isso pode aumentar o risco do surgimento de várias doenças, inclusive de câncer.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

O próprio fabricante diz que o produto não é recomendado para menores de 4 anos. Quando você oferece Danoninho para uma criança menor de 1 ano várias reações podem ocorrer. Por exemplo, ele pode causar uma alergia, infecções gastrointestinais, anemia, entre outros problemas de saúde.

A receita do danoninho de inhame é do Clube das Mamães, e pode ser consumido por bebês a partir dos seis meses de vida. A dica é escolher o sabor de sua preferência: como o gosto do inhame é neutro, o que vai prevalecer é a fruta.

Pois é, pra que dar isso pra criança? Prefira os biscoitos integrais sem recheio.

A partir dos 12 meses o bebé já deve comer o arroz no segundo prato e praticar o uso de colher. Sirva sozinho como acompanhamento ou misturado com alguma leguminosa como feijão ou lentilhas.

9 – Massas
A dica é preferir sempre o macarrão integral, variar no formato para ficar mais divertido, molho vermelho ou a bolonhesa, pois o molho branco tem mais gordura e como é com leite, é rico em cálcio que compete com absorção do ferro, ou seja, fujam do molho branco, rosê, 4 queijos.

Lamen e miojo não são a mesma coisa!
O lamen não leva o tempero do miojo, que é rico em sódio e não traz benefícios para a saúde. Ele também é feito com um caldo de gorduras originalmente animais, o processo de cozimento é diferente e geralmente é servido com ingredientes saudáveis, como a cebolinha e o ovo.

Fuja do tempero pronto: O tempero que vem no miojo tem muito sódio e devemos evitar o máximo, então que tal cozinhar o miojo na água e depois refogar com azeite, alho, sal e pimenta? Sem duvida isso vai deixar seu miojo com muito mais sabor.

Pode fazer mal à saúde comer miojo uma vez por semana? - Quora. Se não fizer mal, bem é que não faz. Só o tempero tem mais do que o dobro da quantidade de sal necessária por dia, além de um monte de outras porcarias adicionadas.

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.