Porque não consigo mais segurar a urina?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Entre as causas mais comuns para não conseguirsegurar” o xixi estão a alteração da parte hormonal e a perda de massa muscular com a chegada da menopausa, gestação e o parto, tabagismo, lesões, e até mesmo a anatomia do órgão genital feminino aumenta as chances de desenvolver o problema duas vezes mais do que nos ...

Pode ocorrer perda involuntária de urina; Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.

Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. A condição acontece também quando há pequenos escapes diários, não apenas perda grande e incontrolável de urina. Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro.

O causa da incontinência em mulheres se deve a um mau funcionamento no mecanismo que controla a saída de urina, chamado esfíncter urinário. Os principais fatores de risco para incontinência urinária são a idade, gestação prévia, menopausa e obesidade.

Seu médico poderá solicitar um exame chamado estudo urodinâmico. O estudo urodinâmico avalia a capacidade da bexiga de armazenar e eliminar a urina, e o mecanismo ou causa da incontinência.

O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.

A vontade frequente de ir ao banheiro, aquela dor ou ardência ao urinar e até a incapacidade de segurar a urina podem ser mais que inconvenientes. Essas são situações que podem estar relacionadas com problemas na bexiga, ainda que esses possam ser sintomas de outras condições.

Esse problema não é fatal, mas os sintomas da bexiga baixa provoca muitos transtornos para a mulher, como riscos de infecções urinárias de repetição (cistite), mas também pode trazer transtornos emocionais, como baixa autoestima e isolamento social, que prejudicam a vida social, pessoal e profissional.

A bexiga caída é um problema que costuma afetar diversos perfis de pacientes, tendo maior incidência em mulheres com mais de 40 anos de idade. A doença faz com que não somente a bexiga, mas todos os órgãos pélvicos percam sua sustentação, formando um abaulamento na vagina.

A incontinência urinária é caracterizada pela incapacidade em armazenar a urina, resultando em perdas indesejadas e involuntárias. Em pacientes de ambos os sexos, a condição ocorre em virtude da perda de controle sobre o esfíncter e de alterações no sistema neurológico de enervação da bexiga.

Pode-se observar que a IU é mais predominante no sexo feminino, e dentre os medicamentos que geraram efeito colateral se apresentaram os bloqueadores alfa adrenérgicos, sedativos, hipnóticos, bloqueadores de canais de cálcio, antidepressivos, opiáceos entre outros.

A maioria dos pacientes apresenta algum grau de incontinência urinária que normalmente se resolve num intervalo de três a doze meses após a cirurgia radical da próstata.

Quem sofre de incontinência urinária tem a qualidade de vida afetada, pois esse é um problema urológico que compromete o bem-estar físico e emocional das mulheres.

Nas causas mais comuns como a incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência e incontinência mista, os sintomas principais podem variar entre perda de urina ao tossir, fazer exercícios ou quaisquer outros movimentos, vontade súbita de urinar que pode ocorrer em meio às atividades diárias.

Os sinais e sintomas decorrentes da incontinência urinária são: aumento da frequência miccional, noctúria, urgência, hiper-reflexia vesical, perda de urina ao esforço, incontinência no intercurso sexual, infecções urinárias e dor na bexiga.

Chá de folhas de framboesa
Além disso, as folhas de framboesa são ricas em vitamina C, potássio e magnésio, sendo esse último cheio de propriedades diuréticas e que são recomendados para auxiliar pessoas com incontinência urinária.