Porque não consigo interpretar texto?

Perguntado por: areal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital.

Melhores dicas para interpretar qualquer texto

  1. Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo. ...
  2. Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas. Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. ...
  3. Leia todos os dias. Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. ...
  4. Leia aquilo que goste.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

Dislexia: transtorno causa dificuldade para ler, escrever e compreender textos.

Confira abaixo:

  1. Leia com um dicionário por perto. Não existe mágica para atingir a primeira etapa, a da pré-compreensão. ...
  2. Faça paráfrases. ...
  3. Leia no papel. ...
  4. Reserve um tempo do seu dia para ler devagar.

Para interpretar textos, na maioria das vezes, exige-se que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto abordado. Outro fator importante é dominar a língua e também ter um dicionário para entender palavras que podem ser desconhecidas.

Interpretação de textos é entender o sentido do que está escrito, em vez de apenas saber o que está escrito. Essa frase já diz bastante coisa sobre o texto de hoje (pelo menos, para quem sabe interpretar o que lê!). A compreensão e a interpretação de textos dão origem a uma forma mais crítica de pensar.

5 técnicas de leitura para otimizar seus estudos

  • Regra das 50 páginas. ...
  • Técnica de scanning. ...
  • Técnica de skimming. ...
  • Técnica do grupo de palavras. ...
  • Leitura savoring.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Como concentrar na leitura do livro?

  1. Crie uma rotina de leitura. A constância pode parecer um problema para muitos, mas caso você queira ficar concentrado nas suas próximas lidas, é preciso criar uma rotina. ...
  2. Encontre um local para ler. ...
  3. Fique longe de dispositivos. ...
  4. Idealize grupos de pensamento.

Essa sensação é causada, principalmente, pelo pior vilão do século XXI: o cansaço mental. Ocasionado pela saturação de informações e pensamentos em nosso cérebro, o esgotamento cognitivo se intensificou ainda mais com a pandemia e o uso dos aparelhos digitais – o que em momentos chega a ser abusivo.

Fluência em leitura é diferente de compreensão do que se lê. Um leitor pode “deslizar” pelo texto, decifrando-o com facilidade e, ainda assim, não ser capaz de responder a perguntas muito básicas sobre o que leu. Desse modo, ser fluente não significa compreender o que se lê.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, a dislexia está presente entre 5% e 17% da população mundial, podendo afetar a área visual e auditiva.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

O nome dado as pessoas que leem mentes é telepata.

As dificuldades de compreensão podem estar relacionadas a problemas de atenção, dificuldade em discriminar sons, dificuldades no entendimento da gramática, dificuldades no entendimento do aspecto pragmático da comunicação e dificuldades cognitivas mais gerais.

Não compreender algo, não entender. Falta de compreensão.