Porque não consigo gravar o que leio?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

A dislexia é um dos tipos de transtorno de aprendizagem que causa dificuldade em ler e escrever. Nesses casos, a pessoa com a condição lê e relê um texto simples várias vezes para compreender seu significado. Conteúdos mais complexos podem não ser compreendidos por conta da dislexia.

Dislexia: transtorno causa dificuldade para ler, escrever e compreender textos.

Principais causas de esquecimento ou lapso de memória

  • Estresse e ansiedade. A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. ...
  • Depressão. ...
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • Privação de sono crônica. ...
  • Medicamentos.

Sim... é normal não se lembrar de coisas vividas, principalmente até os 4 anos de idade. Alguns flax, mas com pouca nitidez. Porém, tudo fica gravado no Emocional e agora, na fase adulta, se manifesta quando fatos estão ligados ao ocorrido na infancia .

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

Na verdade, é mais do que isso: existe um desgosto, existe um incômodo, uma agonia, uma ansiedade em ter que estudar. Tem pessoas que se perguntam se tem problemas com baixo QI, talvez se possuem hiperatividade, déficit de atenção ou alguma explicação psicológica que dê os motivos para não gostar de estudar.

A explicação está, de acordo com a teoria que balizou o estudo, na percepção de que o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões. E essa capacidade vai sendo reduzida ao longo do dia até um momento em que o a mente precisa parar, descansar, para depois recuperar a capacidade original de operar.

Sinais de dificuldade de aprendizagem

  1. Você tem dificuldade de concentração. ...
  2. Você leva tempo para fazer cálculos. ...
  3. Você lê com muita dificuldade. ...
  4. Você demora para escrever com coerência. ...
  5. Você não se lembra das coisas com facilidade. ...
  6. Você apresenta dificuldades motoras.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Significado de Analfabeto
substantivo masculino Indivíduo que não sabe ler nem escrever; quem não possui instrução formal ou desconhece o alfabeto.

9 sinônimos de analfabeto para 2 sentidos da palavra analfabeto: Que não sabe ler e escrever: 1 iletrado, inculto, apedeuto, apedeuta, simples.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Algumas opções de remédios caseiros para memória são:

  • Chá de Ginkgo biloba. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Chá de açafrão. ...
  • Chá de catuaba. ...
  • Chá de ginseng. ...
  • Chá verde.