Porque não consigo dormir com diazepam?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A substância do Diazepam tem o efeito de deprimir nosso sistema nervoso central (SNC). Assim, são comuns os efeitos colaterais de cansaço, sono e relaxamento muscular. Esses efeitos costumam ser mais frequentes no início do tratamento e tendem a desaparecer com o longo uso.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Os efeitos colaterais comuns do diazepam incluem sonolência, tontura, confusão, redução das habilidades motoras e do estado de alerta, emoções entorpecidas, fraqueza muscular, dor de cabeça e visão dupla.

Você deve procurar um psiquiatra para que ele avalie se o Diazepam pode ser o remédio certo para você e o seu caso.

Dose inicial
5 -10 mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, 5 - 20 mg/dia. Cada dose oral para adultos não deve normalmente ser superior a 10 mg.

Benzodiazepínicos

  • Alprazolam;
  • Lorazepam;
  • Diazepam;
  • Clonazepam (Rivotril).

Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico poderá recomendar doses de 5 - 20 mg/dia. Normalmente cada dose oral para adultos não deve ser superior a 10 mg. Os comprimidos podem ser divididos em partes iguais para facilitar a dosagem. A duração do tratamento deve ser a menor possível (vide “Abuso e dependência”).

Sintomas. A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus variáveis, desde sonolência, ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos).

doses em termos de Diazepam. ansiolítico: 2 a 10 mg, 2 a 4 vezes por dia. anticonvulsivante: 2 a 10 mg, 2 a 4 vezes por dia. relaxante muscular esquelético (tratamento adjunto): 2 a 10 mg, 3 ou 4 vezes por dia.

Localizado no antebraço, entre os tendões e aproximadamente 3 dedos de distância do punho, está o ponto P6, que auxilia em problemas de insônia. Você deve pressioná-lo durante 5 minutos antes de dormir.

Meditar e fazer exercícios de respiração
Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente. Assim, conseguimos desacelerar um pouco, o que ajuda a tranquilizar a mente.

A dificuldade em conseguir dormir pode ter causas psicológicas além de causas físicas. A ansiedade, o estresse e a falta de equilíbrio interno, de modo geral, podem ser raízes da insônia.

Fazer exercícios físicos: um corpo ativo ajuda a controlar a ansiedade e aumentar a qualidade do sono. Boa alimentação: alimentação leve pela noite é fundamental para um bom sono e alimentos naturais ricos em triptofano ajudam a controlar a ansiedade.

Ciclobenzaprina é relaxante muscular que tem como efeito a sonolência.

Os medicamentos mais utilizados em casos de insônia são fármacos hipnóticos e antidepressivos sedativos, sendo os benzodiazepínicos, como o Clonazepam e o Diazepam, apontados como os mais consumidos para promover o sono, mesmo que estes tragam efeitos colaterais consideráveis .

O diazepam começa a fazer efeito no organismo entre 15 a 45 minutos após a associação. Já a sua concentração máxima é atingida entre 30 minutos a uma hora e meia depois, e dura entre 2 e 3 horas.

Você não deve tomar diazepam se for alérgico a diazepam ou a qualquer componente da fórmula do produto. Diazepam não deve ser administrado se você tiver hipersensibilidade (alergia) aos benzodiazepínicos. Deve-se evitar o uso se você tiver glaucoma de ângulo agudo (aumento da pressão intraocular).

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? O diazepam é indicado para alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade. Pode também ser útil como coadjuvante no tratamento da ansiedade ou agitação associada a desordens psiquiátricas.