Porque não consigo demonstrar amor?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Evite demonstrar emoções pela maneira como se senta ou fica em pé.

  1. Não cruze os braços, pois esse gesto é visto como uma postura defensiva. Deixe-os relaxados ao lado do corpo.
  2. Fique encostado na cadeira. Uma postura relaxada sem ares de preocupação é a melhor forma de se mostrar indiferente.

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

Importante mencionar que a anedonia não é uma doença e nem um transtorno, ela é apenas um sintoma que faz parte de algum processo emocional. Anedonia pode aparecer como a falta de interesse pelas relações sociais, pela comida, pela comunicação com os outros, entre outras formas.

Existem dois testes que costumam ser utilizados como instrumentos no diagnóstico da alexitimia:

  1. TAS-20 (Toronto Alexithymia Scale)
  2. PIEN (Programa Integrado de Exploração Neuropsicológica -Teste de Barcelona)

Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor. Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica.

Isso varia de pessoa para pessoa. Lidando com as situações alheias, todos nós gostamos de carinho. Na verdade, quase todos. Mas é sempre bom lidar com a simpatia de alguém, assim como a educação e o amor.

As vezes a dificuldade em demonstrar sentimentos pode ser por insegurança, medo de rejeição ou algum trauma adquirido ao longo da vida. A incapacidade de demonstrar as emoções está ligada ao medo da rejeição e à humilhação em não ser correspondido e você acaba se afastando.

A maioria dos casos de "pessoas frias" na verdade é de pessoas com pouca capacidade para expressar os seus sentimentos ou suas emoções. É comum, ao contrário do que parece, que essas pessoas tenham uma intensa vida emocional que guardam para si mesmas e que são incapazes de mostrar para o exterior.

Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

A alexitimia é um transtorno complexo que está relacionado com a incapacidade de identificar e expressar as suas emoções, apresentando dificuldades para se relacionar e se conectar com o outro. No entanto com uma terapia adequada, pode melhorar bastante essa questão emocional, conseguindo uma empatia mais eficaz.

A dificuldade de se relacionar ou a fobia social são problemas multifatoriais. Eles podem ser desenvolvidos por conta de situações isoladas ou combinadas. Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento deste distúrbio: Fatores genéticos e ambientais.

O bloqueio emocional funciona mais ou menos nesse sentido, mas nem sempre é positivo para o seu desenvolvimento. Sabemos que é difícil lidar com emoções negativas e com situações que nos machucam. Porém, o bloqueio emocional pode ser um empecilho para as suas conquistas.

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

Dormência emocional é o processo mental e emocional de reprimir sentimentos e que pode ser sentido como um déficit de resposta e reatividade emocional”, explica a Dra. Mayara Mendez. Geralmente, a dormência emocional resulta em restrições temporárias na capacidade de sentir ou expressar emoções.