Porque não consigo dar carinho?

Perguntado por: osampaio9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Trauma emocional: pessoas que sofreram traumas emocionais, como abuso, negligência ou rejeição, podem ter dificuldade em expressar afeto. Isso pode ser devido a uma falta de habilidades emocionais ou a sentimentos de medo ou insegurança.

A psicoterapia é uma boa maneira para lidar com esse problema. Apesar de algumas consequências serem irreversíveis, existe a possibilidade de o indivíduo aprender a lidar melhor com isso. Com o tratamento é possível identificar o que causa a falta de afeto para, se possível, o vínculo afetivo ser restabelecido.

Um abraço, uma palavra, um gesto, são formas de demonstrar seu apreço por outras pessoas. Essas atitudes são importantes porque geram um sentimento de acolhimento que faz muito bem ao ser humano. Para confirmar isso basta se lembrar do último gesto de carinho que recebeu e de como se sentiu.

A carência afetiva pode ser definida como um estado em que a pessoa sente que não conta com afeto, atenção, consideração, reconhecimento e aceitação por parte das outras pessoas. Em função desses sentimentos, é capaz de preferir todo tipo de relacionamento confuso ou falido para não ter que ficar sozinho.

Alexithymia é uma palavra com raízes gregas: a partícula a tem um sentido de negação, de "falta ou ausência"; lex, significa "palavra"; e thymos é "emoção ou sentimento". Literalmente, alexitimia pode ser traduzida como sem palavras para sentimento.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia. Porém, também acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.

Pessoas carentes procuram sempre estar perto de outras pessoas. Elas costumam ter muita proximidade com seus familiares, amigos e cônjuge. Além da necessidade da presença física, sobretudo em ambientes movimentados, elas gostam do contato físico, como abraços e beijos.

Algumas pessoas até recebem muito carinho mas não conseguem registrar a atitude do outro como carinhosa, pois nem sempre o carinho é um afago físico, muitas vezes o carinho é a simples presença de uma pessoa num momento de vulnerabilidade e de necessidade, algumas vezes o carinho é expresso em um simples telefonema ...

Dá só uma olhada no nosso ranking brazuca:

  • * Cabeça 36%
  • * Nuca 26%
  • * Pescoço 14%
  • * Costas 8%
  • * Orelha 6%
  • * Rosto 6%
  • * Coxa 2%
  • * Peito 2% E então, pronta para colocar as dicas em ação?

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência. ...
  8. 8 Comentários.

O carinho deve ser suave e delicado, inicialmente feito com as pontas dos dedos. Quando quiser um pouco mais de contato, use mais as palmas das mãos e percorra-as pelo rosto, pescoço, ombros, braços e costas da pessoa com doçura.

A carência emocional afetiva pode ser desenvolvida logo nos primeiros anos de vida e durante a infância, sendo relacionada às relações mais primárias que uma criança tem com as pessoas, em especial com os seus familiares. O que fazemos na vida é repetir as experiências que registramos desde a infância.

Entenda o que é alexitimia, dificuldade de reconhecer e expressar emoções. A dificuldade de reconhecer e expressar emoções é caracterizada como uma condição mental chamada alexitimia.

Embotamento afetivo é a perda de todo tipo de vivência afetiva. Ele é observável por pessoas ao redor, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do indivíduo. Geralmente a pessoa que sofre com embotamento costuma ser mais isolada e ter uma postura mais retraída.

Grosso modo, a alexitimia pode ser definida como uma condição psicológica que torna mais difícil demonstrar e descrever emoções. Veja, não estamos dizendo que as pessoas que sofrem com alexitimia têm dificuldade em sentir, mas sim em externalizar esses sentimentos.

Quando não nos sentimos seguros é comum a vontade de isolamento e de não compartilhar nenhum sentimento com as outras pessoas. E ainda para se proteger deste contato o sentimento de raiva também pode surgir.

Para Oliveira, a falta de vontade em socializar transitória é natural e, muitas vezes, não implica em problemas para a pessoa.

“Estamos passando por uma nova readaptação, dessa vez ligada à disponibilidade de estar com outras pessoas, de construir um diálogo que não seja tagarelante e de sustentar a rítmica alheia. É normal que, a princípio, tudo isso cause uma certa ansiedade”, explica a psicóloga.

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.