Porque não confio mais em ninguém?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Normalmente, quem não confia em ninguém, também apresenta grande desconfiança em relação a si próprio. Seja por frustrações pessoais ou profissionais, a pessoa não consegue realizar o que deseja e precisa por não acreditar que é capaz, que é inferior a terceiros.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Confiança

  1. 1 – Entenda a Causa da Desconfiança. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Converse Sobre o Assunto. ...
  4. 4 – Dê Espaço Para o Outro Lidar Com a Situação. ...
  5. 5 – Exerça o Perdão. ...
  6. 6 – Utilize a Situação Como Aprendizado. ...
  7. 7 – Escolha o Seu Caminho.

Procurar terapia: o melhor passo que podemos tomar. A confiança não volta da noite para o dia, nem a confiança em si mesmo, nem aquela que depositamos nos outros. Por isso, é importante buscar ajuda para superar a pistantrofobia. O psicólogo pode nos ajudar a nos recuperarmos daquilo que nos feriu emocionalmente.

5 dicas práticas de como voltar a confiar em alguém

  1. Tenha autoconfiança. É normal que, quando alguém erra com você, apareçam pensamentos do tipo: “eu sou muito ingênuo! ...
  2. Observe as atitudes. ...
  3. Estabeleça o diálogo. ...
  4. Seja confiável. ...
  5. Saiba que falhas futuras poderão acontecer.

Dicas para melhorar a confiança no relacionamento

  1. Melhore a comunicação. Sem comunicação é impossível entender o universo pessoal da outra pessoa e vice-versa. ...
  2. Enfrente os medos. O medo, tanto de possuir quanto de perder, pode se tornar prejudicial em uma relação. ...
  3. Seja honesto e sincero. ...
  4. Seja uma pessoa amiga. ...
  5. Confiança.

A insegurança, todavia, pode ser causada por acontecimentos passados. Uma briga há alguns anos, uma traição há muito tempo, mentiras pequenas que levaram ao desgaste e outros motivos. Falta de diálogo: quando o casal não conversa, a desconfiança aumenta.

Ao acreditar no potencial do seu time ou do seu par, naturalmente gera-se um ambiente de confiança. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

Por trás das pessoas desconfiadas estão a insegurança e os mecanismos das emoções que não deixam ser, que atrapalham e diminuem potenciais. É possível que o comportamento delas nos cause surpresa, e que a ideia de que “quem não confia não é confiável” surja em nossa mente.

Veja o que diz o Senhor no Salmo 37, versos de 3 a 5: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará”.

Porém, muitas vezes não há motivos para não confiar na pessoa amada, e as verdadeiras razões para a instabilidade sentimental vêm de dentro: traumas anteriores, rompimentos que deixaram marcas e traições passadas surgem como fantasmas a assombrar aquela que tem tudo para ser uma relação saudável.

Quando você quebra uma promessa, destrói também toda a confiança que deposita em você! Quebrar a confiança de alguém é como amassar um pedaço perfeito de papel. Você pode alisá-lo de novo mas ele nunca voltará a ser igual.

Para fortalecer os laços de confiança é importante passar tempo de qualidade com as pessoas que ama. Afinal, para confiar é preciso conhecer profundamente alguém, manter bons sentimentos, compartilhar momentos.

O que é o Transtorno de Personalidade Paranoide? Já demos a entender que o Transtorno de Personalidade Paranoide é justamente uma desconfiança em demasia das pessoas, mas profundamente discutindo o TPP é uma suspeição, descrença nas pessoas de forma generalizada, em que os motivos de quem age sempre são negativos.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.