Porque não comer carne de vaca?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O consumo excessivo de carne vermelha tem sido tradicionalmente associado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, aumento do colesterol total, gota e certos tipos de câncer. Estudos que sugerem que comer carne não é exatamente saudável .

Aumenta o risco de doenças cardíacas
O consumo diário de carnes vermelhas aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, podendo haver alteração no funcionamento do coração, aumento do colesterol, aterosclerose e pressão alta.

A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais.

Quais carnes devem ser evitadas
Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas. Confira algumas razões para não comer fígado.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Mesmo na observação à vista, sendo mais evidentes as linhas de textura muscular na carne do boi, tanto antes como depois de cozinhada. Também o sabor parece mais intenso e afirmativo, enquanto na vaca é mais harmonioso, a textura mais macia e o corte de aspecto mais marmoreado. Qual é melhor? São ambas maravilhosas!

Já na China ela simboliza esforço e prosperidade. Na Índia hindu a vaca é um animal sagrado e, portanto, intocável. Ela é adorada como um símbolo de vida.

Nunca convide um indiano para um churrasco, principalmente se tiver carne de gado no cardápio. A gentileza pode se tornar uma ofensa já que, na Índia, a vaca é vista como um animal sagrado que, por isso, pode circular livremente nas ruas das principais cidades do país.

Carne vermelha
Salmonella – Como falamos acima, estas bactérias causam infecção.

Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. Além disso, devido ao seu alto teor de gordura saturada, também provoca uma resposta inflamatória do corpo.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus.

Na verdade, todas as carnes vermelhas são ricas em proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, entre as quais a tiamina, riboflavina, niacina, biotina, ácido pantoténico, folacina e as vitaminas B6 e B12, ácidos graxos essenciais, e minerais como ferro, zinco e fósforo.

Quando o animal é abatido, a calpaína, que é uma das principais enzimas responsáveis pelo amaciamento da carne, é inibida pela alta concentração de calpastatina, tornando a carne mais dura nesta categoria animal.

Quando preparada adequadamente, a carne de touro pode ser tão macia e suculenta quanto qualquer outro corte de carne de alta qualidade.

Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

Carne de porco não agrava doenças
E o consumo de carne de porco como parte de uma alimentação saudável e balanceada gera diversos benefícios. Especialmente porque ela é uma excelente fonte de zinco, ferro, fósforo, selênio e potássio.