Porque Nanã abandonou Obaluaê?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Ao ver o filho feio e mal-formado, coberto de varíola, Nanã o abandonou à beira do mar, para que a maré-cheia o levasse.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá.

Orixá Omòlu
Ao ver o filho feio e mal-formado, coberto de varíola, Nanã o abandonou à beira do mar, para que a maré-cheia o levasse. Iemanjá o encontrou quase morto e mordido por caranguejos, e, tendo ficado com pena, cuidou dele até que ficasse curado.

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte. Filho da Orixá Nanã Buruquê com o Orixá Oxalá.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu , em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

OBALUAIÊ - 23/8 a 22/9
Combina com os filhos de: Oxum, Omulu, Oxóssi e Iemanjá.

São pessoas com comportamento autopunitivos e sentimentos ambivalentes representados por um excesso de drama e exagero. Devido as estas características autodestrutivas, geralmente adoecem com frequência, possuem a saúde mental prejudicada e devem procurar a solução desses males na fé e espiritualidade.

Obaluyaê seria o regente da linha das Almas, que incluem os pretos-velhos e os Exus das Almas, como Tranca-Ruas das Almas, Exu do Cruzeiro, Exu 7 Cruzes, Exu 7 Covas, etc; e Omulu regente da linha dos Caveiras, tendo como chefe desta linha o senhor Exu João Caveira e a senhora Pombagira Rosa Caveira, ainda regem os ...

Na umbanda, a cocada é usada como oferenda para as entidades conhecidas como baianos e erês. Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto. Faça em uma segunda-feira e deixe em um copo com água e sal por uma noite.

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

A origem e história de Obaluaê remontam às antigas tradições africanas. Na cosmologia iorubá, Omolu era venerado como um Orixá ancestral, associado à terra, à cura e à proteção contra doenças. Acredita-se que a figura de Omolu tenha se originado na região da atual Nigéria, mais precisamente na cidade de Ifé.

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.

São filhos de Nanã os Orixás Iroko, Osanyin, Yewá, Omolu, Obaluaiê e Oxumaré. Suas cores são lilás, branco e anil.

É considerada um dos Orixás mais exigentes na escolha de seus filhos. Embora transmita o exemplo da mãe, procura associar-se mais com a posição reservada aos velhos em qualquer sociedade, por esse motivo na Umbanda são raras as filhas de Nanã.

Ela é considerada justiceira e possui o poder de comandar os eguns (espíritos dos mortos). Por isso é responsável pela entrada (encarnação) e saída (desencarnação) do planeta. No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana).