Porque Nadar no frio?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Com a chegada do frio, geralmente começam a surgir os problemas respiratórios, como gripe e resfriados, além de aumentar os sintomas de quem sofre com asma ou rinite. Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma.

Porém, a boa notícia é que todos podem ficar tranquilos! Ao contrário do que se pensa, a natação no inverno tem diversos benefícios, não faz mal à saúde, nem aumenta o risco de doenças como gripes e resfriados.

Está frio? Veja como não abandonar a natação no inverno

  1. Piscina aquecida. Primeiramente, busque um lugar onde a piscina é aquecida. ...
  2. Piscina coberta. Se possível, escolha uma piscina coberta também. ...
  3. Treino contínuo. ...
  4. Intervalos menores. ...
  5. Corridinha para aquecer. ...
  6. Recorra aos amigos. ...
  7. Busque o sol.

A verdade é que quando estamos nadando, o corpo é submetido aa falta de gravidade. E é justamente isso que acaba estimulando o crescimento, pois, é possível alongar a coluna de maneira mais eficiente. Esse alongamento pode fazer com que a pessoa fique com alguns centímetros a mais em sua estatura!

A primeira – e talvez a mais importante – é a fase de adaptação ao meio líquido. Nessa fase, se deve iniciar a ambientação, quando a criança vai conhecer e explorar o espaço físico. O aluno deve ser orientado a experimentar e vivenciar a habilidade de estabilidade postural.

Para prevenir esses danos à saúde, muitos órgãos, como o Centro para Controle e Prevenção das Doenças nos Estados Unidos, recomendam a ducha antes e depois dos banhos de piscina para retirar da pele os germes e restos de produtos de higiene.

Então se prepare e se aqueça com a gente com esses 5 truques para usar sua piscina gelada mais confortavelmente.

  1. Fazer aquecimento. ...
  2. Roupas de neoprene. ...
  3. Toucas de natação. ...
  4. Banhos frios. ...
  5. Procure horários mais quentes.

Banhos frios e gelados fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo dores, inchados e aliviando sintomas de inflamação, bem como quando se coloca uma compressa de gelo após pequenos machucados.

A água fria também ativa o sistema nervoso simpático, responsável pelas reações de luta ou fuga. Essa ativação aumenta a produção do hormônio chamado de noradrenalina, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Com isso, o aumento do alerta mental também acontece.

Determinados tecidos podem prender ou machucar a pele durante a descida pela rampa ou toboágua, além disso, quando entram em contato com a água da piscina tratada com cloro soltam pelinhos ou tinta, por isso devem ser evitados.

– Piscinas destinadas para natação, polo aquático ou nado sincronizado (adultos e crianças acima de 3 anos): temperatura ideal de 25 a 28ºC. – Piscinas destinadas para natação bebê (abaixo de 3 anos): temperatura ideal de 30ºC a 32ºC. – Piscinas destinadas para hidroginástica: temperatura ideal de 28ºC a 30ºC.

Melhora da circulação
Seguindo esse raciocínio, o banho gelado de piscina faz com que todo o sangue no seu corpo circule de maneira mais rápida, assim fluindo melhor e então tornando o sistema circulatório mais eficiente.

É bom lembrar que a natação emagrece desde que seja praticada de maneira regular. Assim sendo, considere nadar entre 3 a 4 vezes por semana. Tenha uma rotina com sessões de pelo menos 40 minutos. Com este tempo, é possível queimar 600 calorias, em média.

Geralmente, as atividades aquáticas exigem mais esforço do corpo, o que provoca, consequentemente, um cansaço corporal. Por isso, os praticantes têm a sensação de sonolência após saírem da água.

Se o objetivo é definir o corpo e ganhar massa muscular, é interessante escolher dentre os quatro estilos, o que mais lhe agrada. O freestyle é uma ótima opção para tonificar os músculos, já que o nado peito trabalha pernas e glúteos, enquanto o nado borboleta fortalece os membros superiores e o peitoral.

Se a natação é a única atividade física que você faz, o ideal é que se pratique o esporte, pelo menos, três vezes por semana.

Uma nadadora a praticar natação de recreação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que a criança inicie as aulas de natação a partir dos 06 meses de idade. É importante ressaltar que na natação infantil a idade da criança determina a abordagem durantes as aulas.