Porque nada me dá prazer?

Perguntado por: oximenes2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

As zonas do cérebro então identificadas como centros de recompensa foram o sistema límbico e o núcleo accumbens, cujos neurônios têm numerosos receptores para o neurotransmissor dopamina, a "molécula do prazer". O sentimento de prazer é uma das principais forças que nos faz agir.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

Qualquer pessoa pode passar por episódios de falta de ânimo para realizar tarefas diárias. No entanto, é preciso estar atento quanto ao tempo que se sente esse desânimo. Quando em demasia ele pode ser a indicação da necessidade de avaliar quais as condições estão sendo a causa dessa sensação tão ruim.

A terapia, aliada à utilização de medicamentos – que devem ser definidos apenas por um especialista -, pode fazer imensa diferença no bem-estar e na qualidade de vida da pessoa com falta de interesse pela vida.

Enquanto a tristeza não interfere em atividades simples do dia a dia ou persiste por questão de horas, a anedonia pode ter uma longa duração caso não receba o tratamento adequado, sendo capaz de afetar vários aspectos da vida como trabalho, relacionamentos, saúde e família por meses ou anos.

Uma das principais causas de anedonia é o transtorno depressivo, no entanto, outros doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson, anorexia nervosa ou até o abuso de drogas e de medicamentos, especialmente antidepressivos e antipsicóticos, também podem causar anedonia.

Na teoria psicanalítica, o princípio do prazer, que representa o desejo instintivo de satisfação, é modificado pelas solicitações do mundo exterior, ou seja, pelo princípio da realidade. O princípio do prazer constitui uma energia interna enorme à qual se opõe o princípio da realidade.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração.

Pesquisas apontam alguns fatores que, juntos ou separados, são considerados os motivos que levam o indivíduo a sentir simpatia ou antipatia por alguém. "A aparência física (beleza, asseio), características da personalidade (extroversão, sociabilidade), estado de humor (bom humor) e estado de saúde.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

Mas ela é bem diferente da tristeza: um aspecto para diferenciar a tristeza da anedonia é a duração. Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos.

O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia. Porém, também acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.

Anedonia é a dificuldade ou incapacidade de uma pessoa em sentir prazer ou se motivar a realizar atividades que antes eram prazerosas. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a doença atinge cerca de 70% dos pacientes com depressão.

Também conhecida como depressão sorridente, a depressão atípica é um estado de profunda tristeza interior, como um quadro de depressão comum, mas exteriormente o paciente se mostra com energia e até mesmo alegre. Nesse contexto, é difícil fazer o diagnóstico da condição.

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.