Porque na Noruega não escurece?

Perguntado por: eduarte7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

No Polo Norte, a noite polar começa quando o Sol se põe em torno do equinócio de outono, que é nesta sexta-feira (23). Após esse dia, a duração da noite será de cerca de 6 meses!

Noruega

Noruega. Um dos países mais lindos de toda a Europa – assim, sem exagero, pode-se definir a Noruega. Suas belezas naturais, com destaque aos fiordes, são estonteantes, e sua capital, Oslo, é ponto obrigatório para qualquer viajante.

No norte da Europa, os dias são muito longos no verão e extremamente curtos no inverno. Os dias mais longos são em junho, com até 19 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário).

A Noruega está frequentemente nas primeiras posições dos rankings dos melhores países para morar, seja pela qualidade de vida, salários altos, educação de qualidade, entre diversos outros fatores. Ainda assim, é preciso coragem para sair de um país tropical e enfrentar o frio dos países escandinavos.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Os tempos do nascer e pôr-do-sol na Islândia são significativamente influenciados por sua alta localização no hemisfério norte. A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Topo da lista. Já faz tempo que os países nórdicos lideram rankings do tipo. A explicação mais conhecida para isso é que, embora esses países tenham altas alíquotas de imposto sobre a renda, a população recebe em troca serviços estatais de alta qualidade.

A língua que os Vikings falavam era chamada de oldnordisk (nórdico antigo) ou traduzida diretamente para o inglês Old Nordic, ou como é mais conhecida, Old Norse.

O motivo dos países nórdicos estarem no topo do ranking, não pode ser explicado por um único fator, mas sim por um conjunto deles. Nestes países, tanto a saúde quanto a educação são totalmente gratuitos, além de se ter um baixo nível de criminalidade em comparação com a média mundial.

Devido à influência da corrente do Golfo as temperaturas são relativamente leves. O clima da Noruega é diferente do resto dos países escandinavos. As cordilheiras protegem a parte leste do país, recebendo baixos volumes de chuva. A chuva é abundante nas costas.

Diferentemente da maioria dos homens brasileiros, os noruegueses não têm a masculinidade frágil e ajudam suas parceiras em tudo quando se trata de cuidar dos filhos. É muito comum ver um grupo de amigos homens levando seus filhos em carrinhos de bebê para passearem.

Há um lugar na Europa em que a incidência da luz solar é constante por cerca de quatro meses por ano. Apelidada de “terra do Sol da meia-noite”, a região coincide com a área que recebe mais radiação solar no Verão, devido à inclinação do eixo da Terra.