Porque na China não pode usar o Instagram?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Em resposta ao relato de censura, a mídia estatal chinesa Xinhua acusou o Google de promover uma agenda política ao fazer acusações “sem fundamento” contra o governo chinês. Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas.

WeChat. Também conhecida como Weixin em chinês, esta plataforma móvel é um dos aplicativos de mensagens mais versáteis do mercado.

Participar de jogos de azar, apostas, atos pornográficos ou usar drogas são proibidos na China.

Também há algumas restrições para usuários chineses quando acessam sites estrangeiros", diz ela à BBC. "Portanto, o Douyin é exclusivo da China, enquanto o TikTok é para países estrangeiros", acrescenta a especialista em marketing.

Na China, o uso de redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter é proibido. Para acessar as plataformas no país é necessário usar uma VPN (Rede Privada Virtual).

Outros aplicativos que não podem ser usados na China e são comuns na maioria das partes do mundo são o Gmail, Facebook, Twitter e Snapchat. A Apple costuma cooperar e frequentemente retira aplicativos da Apple Store que violam as leis ou ajudam a burlar a censura de conteúdo imposta pelo governo da China.

O governo chinês continua a ser o pior violador da liberdade na internet, de acordo com o relatório da Freedom on the Net (Liberdade na Internet, em tradução livre) de 2019*, divulgado em novembro. A censura opressiva que exerce está afetando cada vez mais pessoas fora da China.

O AliExpress é uma loja chinesa do grupo Alibaba, que permite que o usuário compre da China pelo celular. A plataforma foi lançada em 2010 e está disponível tanto em versão web como em aplicativos para Android e iPhone (iOS).

WeChat

O WeChat está para os chineses como o WhatsApp está para os brasileiros. É o aplicativo de mensagens mais usado por aqui e tem mais de um bilhão de usuários ativos globalmente. Só na China as estimativas indicam que sejam mais de 700 milhões de usuários ativos.

Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível. A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.

Nada disso funciona em uma conexão convencional. Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

A China é um dos países mais restritos do mundo em termos de internet, mas essas restrições contribuíram diretamente para o impressionante sucesso dos sites de mídia social locais da China. O governo chinês impossibilita a entrada de empresas estrangeiras na rede de mídia social chinesa.

40 horas

Qual é a jornada de trabalho da China? A jornada de trabalho da China é de 8 horas por dia, 40 horas por semana.

Evolução. O Douyin foi lançada pela ByteDance na China em setembro de 2016. O Douyin foi desenvolvido em 200 dias e, em um ano, recebeu 100 milhões de usuários, com mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias.

Quênia

O Quênia está em primeiro lugar na lista dos países em que a plataforma chinesa TikTok é mais usada, com 54% do público utilizando-a para diversos fins, como a criação de vídeos, e 29% utilizando como portal de notícias.

E o TikTok vai acabar? Embora a ByteDance também seja dona de aplicativos como o TikTok e o CapCut, não há indícios de que outras plataformas da empresa também serão encerradas no Brasil.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.

O mercado brasileiro conta com 66 milhões de usuários, quase a metade dos 110 milhões de pessoas que usam o aplicativo nos EUA. Por pouco, o Brasil está à frente da Índia, que tem 64 milhões de usuários.