Porque muitos alunos não estudam?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%.

Os principais motivos que contribuem para a evasão escolar são: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter um adulto que leve o aluno até a escola, falta de interesse, qualidade do ensino, doenças, dificuldade do aluno, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de ...

Necessidade de trabalhar, desinteresse e gravidez são os principais motivos que levam jovens brasileiros a abandonarem os estudos. Dos quase 50 milhões de jovens de 14 a 29 anos do País, aproximadamente 20,2% não completaram alguma das etapas da educação básica.

A dificuldade de acompanhar os conteúdos e a necessidade de trabalhar para ajudar em casa são novamente os motivos mais apontados pelos que cogitam parar de estudar. "Além dos 2 milhões que já estão fora, temos uma quantidade enorme de jovens que também estão pensando em sair.

Diversos fatores podem influenciar seu foco e concentração. Desde o ambiente em que você estuda e uma possível falta de motivação e rotina, até questões mais complexas. Além disso, questões da sua vida pessoal também podem afetar sua atenção, como pensamentos constantes que te atrapalham na busca pelos seus objetivos.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA EVASÃO ESCOLAR? A família tem sua parcela de responsabilidade, quanto devido à desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda, falta de recursos financeiros, que muitas famílias, hoje, necessitam de apoio, que acarreta a infrequência do aluno na escola.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

Um estudo feito pela FGV Social mostrou que essas desigualdades aumentaram ainda mais com a pandemia de covid-19. Entre os motivos, estão as dificuldades encontradas pelos estudantes para acompanhar as aulas remotas, que afetaram principalmente alunos de baixa renda.

De acordo com os gestores, a insuficiência de recursos financeiros e a indisciplina foram os fatores que mais dificultaram o funcionamento das escolas. E não é só: de acordo com a pesquisa, avaliação e monitoramento não são práticas em todas as escolas.

Comportamentos do professor como não dar atenção ao aluno ou mostrar indiferença; ser injusto; ser impaciente ou intolerante; desrespeitar o aluno; ser agressivo; expor o aluno a situações vexatórias; não ter pulso, sendo permissivo com os alunos indisciplinados; não dialogar e elevar o tom de voz, tratando o aluno aos ...

Os jovens nessa faixa etária que ainda estão na escola sofreram várias reprovações e todos os estudos mostram que reprovação gera mais reprovação e não aprendizado”, analisa Antônio Augusto Gomes Batista, coordenador de pesquisa do Cenpec.

Estudantes do ensino médio estão entre os que mais abandonam as escolas, segundo Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Pesquisa que apoiamos mostra que adolescentes não veem sentido em muitos conteúdos ensinados em sala e reclamam que professores não usam tecnologia durante as aulas.

O que é bloqueio nos estudos
Para começar, o que é o bloqueio nos estudos? Bem, nada mais do que aquela situação na qual você, por algum motivo, simplesmente não consegue evoluir no aprendizado de um assunto. Ou então, não reúne concentração suficiente para prosseguir em suas atividades acadêmicas.

Como superar o bloqueio mental para estudar?

  1. Planeje seus estudos. Uma das maneiras de superar o bloqueio mental para estudar é ter um planejamento claro do seu cronograma de conteúdos. ...
  2. Elimine distrações. ...
  3. Use técnicas de produtividade. ...
  4. Pratique meditação.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Invista em novas abordagens pedagógicas; Planeje atividades atraentes que gerem interesse; Ouça com frequência as demandas apresentadas pela comunidade escolar; Avalie como tem sido a comunicação entre professores e alunos.

Consequências da evasão escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração.